Noite Europeia dos Investigadores agita setembro

As atividades de preparação da Noite Europeia dos Investigadores têm entrada gratuita

04 setembro, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Setembro é mês de ciência. A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) regressa a Coimbra, com data marcada para 25 de setembro, a partir das 18 horas. Mas antes do grande evento, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), o Rómulo – Centro Ciência Viva, e o Museu Nacional de Machado de Castro várias atividades de preparação, nos três fins de semana que antecedem a NEI.

A 5 de setembro, sábado, o Jardim Botânico da UC  recebe uma visita guiada por investigadores do Centro de Ecologia Funcional. A iniciativa está prevista para começar às 10h30 e requer pré-inscrições para o email geral@museudaciencia.org. O número máximo de participantes da visita é de 25 pessoas.

No fim de semana seguinte, “Há luz no Museu da Ciência”. No âmbito do Ano internacional da Luz, o docente do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Carlos Fiolhais vai conduzir os participantes a (re)descobrir a exposição “Segredos da Luz e da Matéria”. A visita à exposição permanente do Museu da Ciência realiza-se a 12 de setembro, pelas 15 horas, o número de participantes é limitado e também requer pré-inscrição.

Das 9 até às 13 horas de 20 de setembro, a ciência passa pela Mata Nacional do Choupal. Aqui, os participantes podem descobrir a fauna e a flora do Choupal, com a orientação de cientistas. O passeio requer a utilização de calçado confortável e água e, tal como as restantes atividades de preparação para a NEI, requer uma pré-inscrição.

A Noite Europeia dos Investigadores tem como objetivo comemorar a Ciência e aproximá-la dos cidadãos. Joana Oliveira, do Museu da Ciência da UC, explica que as atividades “estão inseridas nos temas da NEI deste ano: a ciência que se faz na Universidade, a comemoração do ano internacional da luz e a ciência cidadã”.

Também no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz, realiza-se o concurso de fotografia “A luz em Coimbra”. Aberto ao público em geral, a participação implica o envio das fotografias para o email geral@museudaciencia.org  até o dia 20 de setembro. As cinco melhores vão ser publicadas nas redes sociais do Museu da Ciência da UC.

Mais informações aqui.

Reportagem realizada por Thaíssa Neves, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.