Ciência à vista: Baixa de Coimbra transforma-se em laboratório a céu aberto

A Noite Europeia dos Investigadores retorna com mais de 600 investigadores e 93 atividades que vão encher a Baixa de Coimbra a 26 de setembro, entre as 17h e a meia-noite.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
19 setembro, 2025≈ 3 mins de leitura

© UC | DCM

A Baixa de Coimbra volta a ser palco da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), a 26 de setembro, entre as 17h00 e a meia-noite, com mais de 600 investigadores e 93 atividades distribuídas entre o Largo da Portagem e a Praça 8 de Maio.

“Houve um aumento do interesse, as pessoas estão mais motivadas a partilhar aquilo que fazem com os cidadãos e cidadãs”, destacou a coordenadora do projeto, Ana Santos Carvalho, sublinhando o envolvimento crescente da comunidade académica.

Este ano, a NEI apresenta novidades: participam mais centros de investigação da Universidade de Coimbra, abrangendo áreas ainda mais diversas. Para além disso, 70 estudantes de doutoramento voluntários vão partilhar os seus “objetos com ciência” — elementos que ilustram a investigação em curso e que, após o evento, darão origem a uma exposição no Mercado Municipal de Coimbra. “Desafiámos os nossos estudantes de doutoramento a partilharem a sua investigação”, explicou Ana Santos Carvalho, considerando que esta dinâmica reforça a ligação entre a academia e a cidade.

O programa inclui ainda as iniciativas Researchers@School, que levam investigadores às escolas da região, e a Rota da Ciência, que prolonga a presença da investigação para além da noite do evento.

Além das iniciativas na noite principal, a programação incluiu ainda a Sexta da Ciência, com quatro atividades de pré-lançamento na Baixa de Coimbra, e contará ainda com a colaboração do PubhD, que assinala o seu oitavo aniversário a 25 de setembro.