Noite Europeia dos Investigadores leva Rota de Ciência da Alta à Baixa de Coimbra

A edição 2021 da Noite Europeia dos Investigadores apresenta um vasto programa em formato presencial e online, subordinado ao tema Ciência para o Clima.

08 setembro, 2021≈ 6 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) associa-se a mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), com um conjunto de iniciativas que promete levar a divulgação científica da Alta à Baixa da cidade de Coimbra. O evento principal, Rota de Ciência, acontece dia 24, mas as ações associadas à NEI começam já na próxima sexta-feira, 10.

Esta edição da Noite Europeia dos Investigadores (promovida por um consórcio nacional integrado pela UC e pelas suas congéneres de Évora, Lisboa e Minho) apresenta um vasto programa em formato presencial e online, subordinado ao tema Ciência para o Clima – para mostrar como a ciência pode contribuir para o conhecimento sobre as causas e efeitos das alterações climáticas e para o alcançar da neutralidade carbónica. Em Coimbra, sob coordenação do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, estão previstas 48 atividades presenciais e 9 online, envolvendo mais de 250 investigadores e 40 estudantes de doutoramento/voluntários e 26 unidades de Investigação & Desenvolvimento.

O programa presencial de dia 24, a Rota de Ciência, inclui 45 pontos espalhados pela Alta e Baixa de Coimbra, onde investigadores e colaboradores de Centros e Museu de Ciência da UC vão dinamizar atividades entre as 16h00 e as 23h00. Esta Rota de Ciência é promovida em estreita colaboração com a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra: cada um dos pontos da rota tem como parceiro um comerciante/lojista da Alta e Baixa de Coimbra, para aproximar ainda mais a Universidade e do público em geral. Para identificar todos os locais, atividades, investigadores envolvidos e parceiros associados, vai estar disponível uma web app (acessível a partir de noiteeuropeiadosinvestigadores.uc.pt), que reúne toda a informação.

“Este evento europeu é muito importante para que a investigação científica que está a ser produzida nos centros de investigação da Universidade de Coimbra chegue ao público não científico, aproximando os investigadores e investigadoras da sociedade. Este tipo de atividades faz parte da estratégia da UC e vai permitir divulgar a investigação nas diversas áreas científicas e contribuir para a literacia científica.  Por outro lado, este evento permite que os cientistas desenvolvam capacidades de comunicação de ciência e assim vai contribuir para que a ciência seja mais bem compreendida por toda a população”, refere a Vice-reitora e Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, Cláudia Cavadas.

“A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra acolheu entusiasticamente a proposta de que a Noite Europeia dos Investigadores de 2021 fosse realizada entre a Alta e a Baixinha de Coimbra, junto do comércio local. Quando fomos contactados, pela Investigadora Ana Santos Carvalho, começámos de imediato a pensar num percurso que trouxesse a Universidade para junto dos cidadãos. A troca de experiências entre duas comunidades, tão diferentes à partida, como o são a Universidade e as Empresas, é uma forma de enriquecer ambas as partes e um caminho de excelência para todos nós. Através deste encontro todos teremos a oportunidade de partilhar os diferentes conhecimentos e de nos potenciarmos mutuamente. Desejamos convictamente que esta experiência perdure para benefício de todos!”, afirma, por sua vez, a Presidente da APBC, Assunção Ataíde.

Paralelamente, o programa online nacional da NEI (disponível a partir de disponíveis em noitedosinvestigadores.org) inclui dezenas de atividades – nove delas envolvendo investigadores da UC.

De resto, embora o prato principal das comemorações esteja guardado para dia 24, este ano, em Coimbra, a Noite Europeia dos Investigadores começa mais cedo, com três iniciativas pré-evento.

Dias 10 e 17 acontecem as Sextas-feiras de Ciências: quatro Mini-Shows de Ciência no Largo da Portagem (16h30) e Praça 8 de maio (18h30), para dar uma mostra do que vai acontecer durante nos 45 pontos da Rota da Ciência, no dia 24.

Entre 20 e 23, decorrem as ações Dia antes da Noite. Os investigadores da UC vão levar a sua Ciência e as suas atividades – com componente prática (tendo em consideração as medidas sanitárias em vigor) – às escolas da região de Coimbra, em ações de sensibilização que funcionam como teaser para a NEI.

Por fim, a 21 de setembro, decorre um Open Day online, que envolve diversas atividades digitais para escolas. As instituições interessadas podem inscrever-se e ter acesso ao programa em noitedosinvestigadores.org.

Toda a informação sobre as iniciativas dinamizadas pela UC está disponível em noiteeuropeiadosinvestigadores.uc.pt e www.uc.pt/iii/nei.

NEI_2021_cartazA2_mapa

Rui Marques Simões