Novos passes Ecovia disponíveis para a comunidade académica

Serviço Ecovia arranca a 1 de junho e é servido por nove mini-autocarros 100 por cento elétricos.

27 maio, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Ecovia foi relançada e entra novamente em funcionamento a 1 de junho de 2021. O primeiro conjunto de passes dirigido à comunidade académica para a Ecovia foi agora lançado, revela o Vice-Reitor para o Património, Edificado e Infraestruturas da Universidade de Coimbra (UC), Alfredo Dias, e refere-se aos meses de junho e julho.

Com o valor de dez euros mensais para qualquer membro da Comunidade UC, os passes para utilização da Ecovia (acesso a parque de estacionamento periférico mais o transporte em autocarro elétrico) “poderão ser levantados na Loja de Turismo da UC, no Colégio de Jesus no Pólo I, nos dias 28 e 31 de maio das 14 às 16 horas”, acrescenta o responsável.

“Sendo a instituição de ensino superior mais sustentável de Portugal e a 21.ª a nível mundial, a Universidade de Coimbra tem uma responsabilidade acrescida no esforço por encontrar novas vias verdes que descongestionem espaços do trânsito automóvel, como são exemplos particulares os Pólos I e III”, defende  Alfredo Dias.

“A Universidade de Coimbra é o primeiro e principal parceiro da Câmara Municipal de Coimbra no lançamento da Ecovia”, acrescenta, sublinhando o esforço desenvolvido para alcançar “uma UC cada vez mais sustentável”.

As linhas ECOVIA, enquanto linhas especiais de transporte público para os principais locais centrais da cidade foram apresentadas no Largo da Porta Férrea, e vão ser realizadas por autocarros 100 por cento elétricos com base em estacionamentos periféricos.

Notícia relacionada: /noticias/artigos/a-partir-de-1-de-junho-vai-ser-mais-facil-barato-e-sustentavel-chegar-a-uc/

Marta Costa e Karine Paniza