Numa “iniciativa de preservação e conservação da natureza”, há um novo carvalho no Jardim Botânico

30 abril, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O nome científico é Quercus velutina Lam., também conhecido como Carvalho Negro, e é uma árvore nativa da América do Norte “que não existia na coleção de plantas vivas do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC)”. A partir de 30 de abril já é possível observar a nova espécie crescer no JBUC, no Terraço Júlio Henriques. A plantação inseriu-se na iniciativa “As Árvores da APAP” que decorreu em simultâneo em sete jardins de todo o território nacional.

Explica a diretora do JBUC, Teresa Girão, que o Velutina, “significa aveludado, devido aos pelos finos que são encontrados nos botões e folhas jovens”. Já o nome comum, “carvalho negro”, deve-se à “cor escura do tronco, do negro do exterior da casca”. “O interior é amarelo alaranjado, donde já foi extraído um pigmento”, continua Teresa Girão, revelando mais uma curiosidade “interessante da utilização corrente” da espécie.

Plantação no JBUC MC2021 02

Foto: UC | Marta Costa

Um Jardim Botânico “é, por definição, um repositório de biodiversidade de plantas e, portanto, faz todo o sentido que se vão acrescentando novas variedades que possam sobreviver no nosso território”. Enquanto árvore de folha caduca e de crescimento lento, o Quercus velutina vai desenvolver-se no Jardim e, “daqui a uns anos, poderemos apreciar o espetáculo de mudança de cor das folhas, de verde a amarelo a avermelhado. Esperamos poder ter essa oportunidade aqui ao longo dos anos”, sublinha a diretora.

“Os jardins estão naturalmente distantes, mas esta foi uma forma de, simbolicamente, estarmos todos juntos, numa iniciativa de preservação e conservação da natureza”, acrescenta ainda Teresa Girão. De acordo com a diretora do JBUC, “todos [os jardins] têm um papel nas suas regiões e todos são reconhecidos nos locais de implantação com tendo uma grande ligação à comunidade”.

Para além do JBUC, participaram na iniciativa o Jardim Botânico do Porto, o Jardim António Borges, a Tapada da Ajuda, o Jardim Botânico da UTAD, o Jardim Botânico do Barrocal e o Jardim do Núcleo dos Dragoeiros das Neves.

Notícia relacionada: /noticias/artigos/jbuc-participa-em-acao-nacional-de-plantacao-de-uma-arvore/

 

Marta Costa
Partilhe