O Cantinho da Imprensa – Boletim do Arquivo da UC
O Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra é uma publicação bianual dedicada aos estudos na área das Ciências de Informação e História, aberta a autores nacionais e internacionais.
Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.
Eis o que pode fazer:
Maria Cristina Freitas é professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Salamanca e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Maria Cristina Freitas ocupa, desde 2019, o cargo de diretora do Arquivo da Universidade de Coimbra.
Que tipo de revista é?
É uma revista híbrida, isto é, tanto é dedicada a profissionais, enquanto revista sediada num arquivo, quanto é um boletim dedicado também à academia. Portanto, tem um perfil profissional académico.
Para além disso, é uma revista Open Access, ou seja, com acesso livre e aberto, sem custos para o leitor nem para o utilizador.
A importância [do Boletim] pode ser medida de várias formas. Por exemplo, para o público em geral, é uma publicação importante porque são divulgadas todas as fontes documentais.
Durante muitos anos o Boletim do Arquivo teve uma secção dedicada exclusivamente à divulgação de inventários, que são instrumentos de recuperação de informação e de pesquisa. Sempre foi, por isso, uma fonte preciosa e relevante para este tipo de informação, em particular nos números mais antigos.
E hoje, naturalmente, o Boletim é um veículo indexado, e está presente nos principais indexadores internacionais. Por isso, é fonte de pesquisa, de leitura e de consulta para investigadores e investigadoras, nacionais e internacionais.
Quem é o público da revista?
De acordo com este perfil, profissional e académico, o Boletim está voltado tanto para investigadores e investigadoras que atualmente são quem mais lê o Boletim, e para um público interno, do Arquivo, que já está habituado ao Boletim desde o seu primeiro volume – e já vamos na edição 38, número 2.
Portanto, temos esse público cativo, que é de historiadores e investigadores, que é um público fiel. E também há um público que eu considero mais recente, que é mais profissional da área da Ciência da Informação, e aí entram os arquivos e também as bibliotecas, da área da conservação e do restauro.
O Boletim do Arquivo da UC tem um alcance, na minha perspetiva, mais regional que internacional. Apesar de termos alguns textos em inglês, francês e espanhol, os textos são predominantemente em português.
Que tipo de conteúdos podemos encontrar?
O boletim tem atualmente uma temática que tanto é multidisciplinar quanto interdisciplinar. Quando se inicia a sua publicação, em 1973, era um boletim mais voltado para as fontes documentais do Arquivo. Depois evoluiu.
Das fontes documentais passa para a História. E, durante muito tempo, foram os historiadores e historiadoras quem mais publicou no Boletim.
Mais recentemente, começa a abranger um perfil mais eclético, entrando na área da Ciência da Informação e Arquivos. Portanto, atualmente, podemos ler textos, artigos e estudos publicados na área nas bibliotecas, dos arquivos ou da História (desde local e regional como história de Portugal, história moderna ou medieval).
Em resumo, como apresentaria a revista?
O Boletim do Arquivo da UC é uma publicação com um perfil académico e profissional. Um veículo sério e relevante para investigadores e investigadoras que queiram ver os seus trabalhos publicados. É uma revista com acesso 100 por cento online e livre, que obedece a todas as regras dos indicadores internacionais de acesso livre e de qualidade.
Periodicidade: duas edições anuais – edição regular e edição temática
Início de publicação: 1973
Conteúdo principal da revista: Artigos científicos e recensões
Avaliação: duplo cego (método de revisão por pares onde nem os autores sabem a identidade dos revisores, nem os revisores sabem a identidade dos autores)
Indexação: Web of Science, Scopus, DOAJ - Directory of Open Access Journals, Diamond Discovery Hub, REDIB, ErihPlus, Latindex, EBSCO, Scientific Journal Impact Factor, Sherpa/Romeo
Filiação: Arquivo da Universidade de Coimbra
Para conhecer a lista completa das revistas científicas em catálogo, convidamos a comunidade UC a visitar a página https://impactum-journals.uc.pt/. Mensalmente, vamos dar a conhecer uma das revistas em catálogo.
O Cantinho da Imprensa é um projeto da Divisão de Comunicação e Marketing da UC realizado em colaboração com a Imprensa da Universidade de Coimbra.