"O centenário do nascimento do Doutor Guilherme Braga da Cruz" homenageia Reitor emérito da UC

Braga da Cruz foi diretor da Faculdade de Direito da UC (1958-1961) e ocupou o lugar de Reitor da Universidade de Coimbra entre 1961 e 1962. Foi também diretor da Biblioteca Geral da UC de 1971 a 1977.

Ana Bartolomeu
19 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

"O centenário do nascimento do Doutor Guilherme Braga da Cruz" é uma obra que "retrata a cerimónia evocativa do centenário do nascimento de Braga da Cruz", explica o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra (UC), João Nuno Calvão da Silva, "numa forma de homenagear um grande nome da UC."

"É sempre uma forma de perpetuar os grandes exemplos", reitera João Nuno Calvão da Silva. Guilherme Braga da Cruz "era um grande mestre" não só pelo percurso académico e pelos altos cargos que ocupou na UC, "mas pela sua forma de estar na vida, essa excelência humana que vai marcando a diferença de Coimbra para outras universidades", defende o Vice-Reitor.

Braga da Cruz "amou" a Universidade de Coimbra "até ao seu derradeiro suspiro", revela o professor Catedrático da Faculdade de Direito da UC, Rui de Figueiredo Marcos, que coordenou a obra.

"Guilherme Braga da Cruz pensou a Universidade muito antes de se guindar ao posto de Reitor", conta o responsável. "Foi um profundo conhecedor da UC e mostrava especial afeição pela Universidade como meio de educação, comunidade de investigadores e agente de progresso da sociedade." "Tudo em regime de plena liberdade académica e criadora", acrescenta.

Rui de Figueiredo Marcos prefere falar do Homem, em vez da obra agora lançada, e recorda "a luta sem desfalecimento contra o já muito influente Marcelo Caetano, que aliás acalentava um projeto que liquidava de vez a Universidade de Coimbra". A UC "uniu-se e reagiu violentamente contra a afronta marcelista, nomeando seu advogado de defesa Guilherme Braga da Cruz, que demoliu as teses do mestre de Lisboa", narra Rui de Figueiredo Marcos.

Na cerimónia de apresentação da obra esteve presente o antigo Reitor da Universidade Católica Portuguesa e filho do homenageado, Manuel Braga da Cruz, que contribuiu para a conceção do livro. A obra "O centenário do nascimento do Doutor Guilherme Braga da Cruz" conta com comunicações de Marcelo Rebelo de Sousa, Mário Júlio de Almeida Costa, José António Braga da Cruz e Rui de Figueiredo Marcos.