"O Coração Está nas Tuas Mãos"

Universidade de Coimbra assinala Dia Mundial do Coração em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
29 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

"A prevenção não começa nos idosos, mas tem de começar nos jovens. E tanto a nível individual como coletivo, é fundamental prevenir e educar". De acordo com o Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Lino Gonçalves, a "saúde cardiovascular é um direito de todos e para todos" e por isso, no Dia Mundial do Coração, o tema adotado é "o coração está nas tuas mãos". Numa efeméride recheada de atividades e assinalada em Coimbra, em conjunto com a Universidade de Coimbra (UC), ficou o apelo: "por favor, cuidem dele".

"É um desafio para todos, mas em particular para os jovens" cuidar do coração, acrescentou o Vice-Reitor para Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social. António Figueiredo defende que os jovens funcionam como "embaixadores de um coração saudável, junto dos pais e de outros estudantes". A UC, "enquanto centrada no bem-estar da sua comunidade", entendeu como "fundamental participar da melhor forma neste dia".

Também o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, garante que "é um sinal que damos à comunidade de que a prevenção das doenças cardiovasculares tem de ser transversal a toda a sociedade e não custa nada adotar um estilo de vida saudável".

Eis o que pode fazer:

Após uma sessão de abertura na Estufa do Jardim Botânico da UC, onde foram apresentados alguns dados "alarmantes" sobre o tema, os participantes iniciaram uma caminhada até ao Estádio Universitário de Coimbra, onde decorreu uma atividade de speed dating com alguns cardiologistas para esclarecimento de dúvidas e questões, entre outros momentos de convívio e informação sobre saúde cardiovascular.

O Dia Mundial do Coração é uma data assinalada, anualmente, pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) que, em 2022, foi acolhida na UC através da promoção de diversas atividades dirigidas à comunidade académica com o objetivo de promover a saúde cardiovascular, a atividade física e o bem-estar.