O DEQ abriu as portas dos laboratórios para desafiar os estudantes do secundário a serem engenheiros químicos por um dia

A atividade "Engenheiro Químico por Um Dia" conta já com a participação de cerca de 200 alunos do Ensino Secundário. Em fevereiro, foram algumas dezenas de estudantes do Externato Ribadouro, no Porto, que participaram na iniciativa.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
16 fevereiro, 2023≈ 2 mins de leitura

Os estudantes do Ensino Secundário são acompanhados por investigadores do DEQ/FCTUC nas várias atividades.

© UC | Marta Costa

Por estes dias, nos laboratórios do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DEQ/FCTUC) encontramos outras pessoas para além de alunos, docentes e investigadores. Com as batas vestidas, luvas e óculos de proteção, várias dezenas de estudantes do Ensino Secundário estão a participar ativamente em experiências e atividades.

Vieram do Externato Ribadouro, no Porto, e são "Engenheiros Químicos por Um Dia". A iniciativa, explica a diretora do DEQ/FCTUC, Luísa Durães, visa "a promoção de conhecimento, ao mesmo tempo que leva à sociedade o gosto pela química e pela engenharia".

"Há estudantes que não sabem ainda o que querem fazer" no futuro, acrescenta a responsável. Nos laboratórios, os participantes são acompanhados por investigadores do DEQ/FCTUC em diversas atividades "nas áreas alimentares, de saúde ou ambiente, muito transversais e com diferentes aplicações". Luísa Durães acredita que, assim, conseguem-se abrir portas e é possível "ajudar a orientar".

O objetivo passa por "tentar levar à sociedade o interesse e a importância da química, para chegar aos alunos do Secundário, e promovendo as engenharias no geral".

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Eis o que pode fazer:

"Acreditamos que esta atividade dá ainda mais significado às aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula", conta Pedro Pereira, do Externato Ribadouro. "Estar na UC permite potenciar essas aprendizagens, fazendo, com a orientação de especialistas", garante o responsável.

Pedro Pereira acredita que "é uma aposta muito bem conseguida" pois é uma aproximação da escola à universidade: "dois mundos que só têm a ganhar ao se aproximarem. Ganha a escola, ganha a universidade e, principalmente, ganham os alunos", destaca.

"Estamos a despertar a curiosidade científica", acrescenta Pedro Pereira.

Saiba mais sobre a iniciativa aqui.