O mundo no prato

04 novembro, 2014≈ 2 mins de leitura

Um cheirinho de Brasil ou um sabor tipicamente argentino. A Sala B (antigos “grelhados”) tornou-se um balcão multi cultural para a cozinha do mundo. Durante a primeira quinzena de novembro, a comida e a bebida são dedicadas à América Latina, numa iniciativa dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra.

O contacto com estudantes oriundos dos países com maior representatividade na UC foi uma ajuda “absolutamente fundamental”, afirma Regina Bento. De acordo com a Administradora dos SASUC foi uma forma de “manter alguma genuinidade nos pratos” apresentados.

Na primeira quinzena, para além da emblemática caipirinha brasileira, os SASUC têm ainda um vinho chileno e outro argentino, para acompanhar a refeição da América Latina. “Vamos tentar ter sempre, também nas bebidas, alguma especificidade dos vários países”, acrescentou Regina Bento.

A iniciativa Cozinhas do Mundo tem um preço fixo, de 4,10 euros. Depois da América Latina, a segunda quinzena de novembro é dedicada ao Oriente. Em dezembro, durante a primeira quinzena pretende visitar-se o continente Africano e, depois da pausa de natal, em janeiro, será a Europa a ter destaque na sala B dos SASUC. No segundo semestre, o ciclo volta ao início, para “dar oportunidade aos alunos que frequentem tanto o primeiro como o segundo semestre”. Caso a iniciativa tenha sucesso, pode vir a repetir-se no próximo ano lectivo.