O papel da responsabilidade social da Universidade de Coimbra está em foco em três eventos

No âmbito da Semana da Responsabilidade Social, estará a cargo da UC uma conferência dedicada ao tema “Comunidades de Energia Renovável”, na terça-feira, dia 22, pelas 16h30.

21 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Felippe Vaz

A responsabilidade social está esta semana em destaque em múltiplos eventos, nos quais a Universidade de Coimbra (UC) marca presença.

A UC integra a edição de 2022 da Semana da Responsabilidade Social (SRS2022), organizada pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) em parceria com a UN Global Compact Network Portugal (GCNP). A 17.ª edição da SRS vai ter lugar de 22 a 25 de novembro e terá como tema central “Engenho Humano & Energia”, fundamentado na capacidade inventiva humana nas diferentes áreas da sustentabilidade, no desenvolvimento tecnológico e no progresso das energias renováveis, com uma aposta crescente no autoconsumo e na cogeração. O evento regressa este ano ao formato presencial, no Auditório das Águas de Portugal, em Lisboa, mas poderá também ser acompanhado online em https://20anos.apee.pt/srs/, sendo que qualquer pessoa pode assistir sem necessidade de inscrição (passo apenas obrigatório para assistir às sessões presenciais).

A iniciativa multistakeholder reunirá representantes do Governo, organismos públicos, empresas, universidades, parceiros sociais, entidades da economia social e agentes culturais para debater a importância da implementação de boas práticas de Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, nomeadamente no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

A Semana de Responsabilidade Social conta com múltiplas conferências, voltando a UC a marcar presença como entidade parceira e coorganizadora, como já vem sendo hábito nos últimos anos. Atendendo à oportunidade do tema central e ao projeto atualmente em curso, a Universidade de Coimbra será responsável por uma conferência dedicada ao tema “Comunidades de Energia Renovável”, já esta terça-feira, dia 22, pelas 16h30. Da sessão poderão resultar pistas para que outras organizações com características semelhantes às da UC se sintam motivadas a solucionar os seus problemas.

Este ambicioso projeto para aumentar a produção de energia através da utilização de painéis fotovoltaicos está em curso e prevê-se que em 2023, a UC irá multiplicar por seis a sua produção atual para autoconsumo. Simultaneamente, está também já a ser preparada a segunda fase desse mesmo plano para que em 2024 a Universidade de Coimbra consiga ser totalmente autónoma do ponto de vista energético.

Uma vez que esta semana, a APEE, entidade organizadora da SRS2022, comemora o seu 20.º aniversário, a Universidade de Coimbra associa-se também às comemorações. A ética é um valor fundamental – estatutariamente consagrado na UC – e a responsabilidade social é um eixo transversal à atividade sua, pelo que os valores da APEE são partilhados pela instituição, e como tal temos a responsabilidade de contribuir para a consciencialização dos principais desafios e fomentar a partilha de conhecimento.

Assim, a UC participa no Congresso dos 20 Anos da APEE, onde serão abordados os temas da ética, governação, responsabilidade social, sustentabilidade, normalização, conciliação, finanças sustentáveis, compras sustentáveis, bem-estar e igualdade de género e contará com a presença de diversas personalidades e organizações. Neste dia será efetuada uma retrospetiva do percurso, um olhar sobre o panorama atual e uma visão sobre o papel da APEE junto do ecossistema empresarial.

Neste evento, que decorre esta segunda-feira, dia 21 de novembro, exclusivamente em formato presencial, será ainda apresentado o Livro “APEE 20 Anos | Desenvolvimento Sustentável: Ética nas Organizações”, que conta com o contributo de testemunhos que fizeram e fazem parte da história da associação, incluindo da Universidade de Coimbra, através de um artigo do Reitor da UC, Amílcar Falcão. A sessão está prevista para as 15h30.

A entrevista dada pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, a propósito destes eventos e das comemorações do 20.º aniversário da APEE pode ser consultada em https://20anos.apee.pt/2022/11/21/srs-2022-uc/.

Ainda durante esta semana, decorre na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Fórum Mundial para a Cidadania e Educação, uma oportunidade para partilhar visões, estratégias e iniciativas de especialistas locais e internacionais sobre as tendências emergentes em matéria de cidadania, educação, competências e aprendizagem ao longo da vida, que terão impacto no futuro das nossas sociedades.

Esta iniciativa é organizada pela Virtual Educa - organização independente que opera a nível global em colaboração com diferentes agências da ONU e outras entidades internacionais -, com o apoio institucional do Ministério da Educação português e a colaboração de parceiros como a Forum Estudante ou a Fundação Calouste Gulbenkian.

A Universidade de Coimbra dará o seu contributo através da participação num painel dedicado às estratégias de responsabilidade social do ensino superior, que decorrerá no dia 22 de novembro, pelas 17h15, com a participação do Chefe de Divisão de Planeamento, Gestão e Desenvolvimento e Coordenador do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável, Filipe Rocha.

Os interessados em conhecer, enriquecer e reforçar as bases, estratégias e políticas de cidadania e educação do futuro podem inscrever-se gratuitamente na página do evento. As apresentações do Fórum podem ser seguidas através de transmissão streaming, mediante registo prévio na mesma página