“O que se investiga na UC?” convida a explorar os projetos do IJ e CES

Instituto Jurídico e Centro de Estudos Sociais estão em destaque no ciclo promovido pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC

08 julho, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

De 8 a 21 de julho o centro comercial Coimbra Shopping apresenta projetos e áreas de investigação do Instituto Jurídico e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (UC). O ciclo de exposições "O que se investiga na UC?" está de volta para mostrar o que se faz no âmbito da investigação desenvolvida nas Unidades de Investigação e Desenvolvimento da Universidade de Coimbra.

De acordo com Ana Margarida Simões Gaudêncio, membro do Conselho Coordenador do IJ, a participação do instituto mostra a "atividade científica em curso, desenvolvida em projetos, publicações e encontros científicos, nas diferentes vertentes temáticas do seu projeto estratégico. Estabelecendo assim contacto fundamental com a comunidade, dando a conhecer ao público em geral algumas das propostas de resolução jurídica de problemas práticos decorrentes dos principais desafios sociais do nosso tempo”.

Já a diretora executiva do CES, Rita Pais, conta que, “desde a sua fundação, a estratégia científica do CES tem tido como um dos seus principais objetivos democratizar o conhecimento, estimulando a ciência na sociedade e para a sociedade, alargando o envolvimento dos cidadãos e da sociedade civil na produção de conhecimento. Iniciativas como a Exposição "O que se investiga na UC" são essenciais para a concretização desta visão e para a promoção da cultura científica. Explorando temas que vão desde o direito à habitação e à cidade, às questões de género, da crise climática às humanidades digitais, o CES dá assim a conhecer uma parte da investigação que produz, informando o debate público sobre temas que marcam a nossa contemporaneidade.”

O ciclo de exposições, que vai já no 4.º momento, é organizado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC e pode ser visitado no 1.º piso do Coimbra Shopping.

Mais informações em https://www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/o-que-se-investiga-na-uc/