“O que se investiga na UC?” expõe os projetos do CNC e CEIS 20

A terceira exposição do ciclo está patente até dia 12 de junho no CoimbraShopping.

03 junho, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

A terceira exposição do ciclo “O que se investiga na UC?” já está em exibição no CoimbraShopping. Durante o mês de junho, é possível ficar a conhecer mais do Centro de Neurociências e Biologia Celular – CNC e do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20, no 1.º piso do espaço comercial.

Para o CEIS20, a mostra é uma forma de dar "a conhecer aos cidadãos e cidadãs de Coimbra a investigação científica e artística, desenvolvida ao longo de mais de vinte anos, reconhecendo na interdisciplinaridade a história da criação contemporânea do conhecimento." Através da reconfiguração do conhecimento de perspetivas disciplinares distintas nas áreas das humanidades, artes e ciências sociais, a investigação do CEIS20 tem procurado compreender e resolver problemas complexos, bem como abrir um "espaço de invenção" que possa gerar novas formas de pensamento e novas práticas experimentais e artísticas.

No caso do CNC UC, a exposição "é uma oportunidade de disseminar as linhas de investigação no CNC assim como mostrar à nossa cidade que investigação se faz no nosso centro". A iniciativa vai permitir divulgar o trabalho realizado no âmbito do projeto A Saúde no Saber, uma campanha de literacia em saúde que explorou diversos temas de saúde estudados no CNC e que envolveu diversos intervenientes: mais de 30 investigadores, médicos, designers e ilustradores, comunicadores de ciência, jornalistas, associações científicas, associações de doentes, professores e estudantes. O projeto, financiado pela Ciência Viva, pretende aproximar cidadãos de conceitos da área da investigação biomédica contribuindo assim para a promoção da literacia científica.

“O que se investiga na UC?” É um ciclo de exposições que tem como objetivo dar a conhecer o trabalho que é feito nas várias unidades de investigação da Universidade, no âmbito dos 20 anos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

Mais informações aqui.