O regresso do curso Cinemalogia — Da Ideia ao Filme

19 fevereiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© Tiago Santos

Fevereiro é o mês que marca o regresso do curso Cinemalogia — Da Ideia ao Filme, que vai na quarta edição, organizado pelos Caminhos do Cinema Português.

O regresso, que tem lugar a 21 de fevereiro, é marcado pela formação em Direção de Fotografia 1, lecionada por João Antero, docente de fotografia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e membro correspondente das Academia Nacional de Belas Artes e Academia de Letras e Artes Portugal.

Ainda em fevereiro, a 22 e 28, respetivamente, terão lugar as formações de Direção de Som e Direção de Arte. A primeira, sob responsabilidade de Pedro Melo, abordará os conhecimentos e competências relacionadas com a utilização de som para fins audiovisuais desde, por exemplo, a acústica e propagação do som em diferentes tipos de espaço aos diversos equipamentos de captação e registo sonoro.

A direção de arte, a cargo de João Correia Martins, abordará a escala e geometria dos décores, cores, tipo de adereçagem, entre outras variantes, pensadas em função dos conceitos do Realizador e em função das necessidades técnicas do Diretor de Fotografia.

A junção destes três módulos trará, aos participantes, uma perceção sobre a dimensão estética da imagem fílmica e colocará ao seu dispor as ferramentas técnicas e visuais para a criação da curta-metragem, objetivo final do curso.

Estas formações estão também inseridas na etapa de Rodagem, segunda parte do curso Cinemalogia.

As inscrições poderão ser feitas em www.caminhos.info/cinemalogia.

Partilhe