“O Supremo Tribunal Federal e a defesa da Constituição” do Brasil em foco em conferência de Gilmar Mendes na UC

Palestra do Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil está integrada em mais uma edição das Conversas da Casa da Lusofonia, que decorre esta terça-feira, dia 17

RS
Rui Marques Simões
16 janeiro, 2023≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) promove amanhã (terça-feira, 17) mais uma sessão das Conversas da Casa da Lusofonia, subordinada ao tema “O Supremo Tribunal Federal e a Defesa da Constituição” do Brasil. O evento decorre na Casa da Lusofonia, a partir das 11h00, contando com a participação do Ministro do Supremo Tribunal Federal brasileiro, Gilmar Mendes.

A conferência, integrada no ciclo “Conversas na Casa da Lusofonia” e promovida no âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil (que se assinalaram em 2022), terá a intervenção de abertura a cargo do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e será moderada por Luís Costa, subdiretor da RTP Internacional. O encerramento será feito pelo Presidente da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra, Felippe Vaz.

No decurso do evento, será celebrado um acordo de cooperação entre a Universidade de Coimbra e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) – representado por Gilmar Mendes –, que visa a colaboração académica, científica e cultural entre as duas instituições.

O ciclo “Conversas na Casa da Lusofonia” é uma iniciativa que pretende aproximar os atuais e antigos estudantes (nacionais e internacionais) da Universidade de Coimbra, reunindo personalidades de prestígio para debater temas incontornáveis da atualidade.

A conferência “O Supremo Tribunal Federal e a Defesa da Constituição” vai decorrer em formato presencial, com número de presenças limitado, sendo necessária a inscrição para assistir, através do endereço dri.casadalusofonia@uc.pt.