O Tempo não para no Colégio das Artes

O espetáculo multimédia O Tempo Não Para! Brasil 200 Anos reuniu 42 artistas brasileiros para apresentarem vídeos, com um máximo de dois minutos de duração.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
14 março, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades, o tempo não para”. Com a música do artista brasileiro Cazuza como mote, o Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (UC) foi o anfitrião do espetáculo multimédia O Tempo Não Para! Brasil 200 Anos.

O evento nasceu de uma parceria entre o Colégio das Artes da UC e a Art Veine, uma plataforma virtual brasileira que abriga portefólios de artistas visuais contemporâneos e exposições online, no âmbito do bicentenário da Independência do Brasil. “O tempo não para mesmo, na verdade o tempo nunca parou”, afirma o diretor do Colégio das Artes da UC, António Olaio. “é particularmente interessante pensar na Universidade, que é feita de tantas contemporaneidades. E o tempo não para também neste Colégio das Artes, tão antigo e tão atual”.

Eis o que pode fazer:

Para o espetáculo multimédia foram selecionados 42 artistas brasileiros para apresentarem vídeos, com um máximo de dois minutos de duração. Com esse desafio, explica o diretor, surgiram trabalhos “com caráter mais performativo, outros mais próximos da videoarte ou da performance para vídeo”. “São objetos plásticos muito interessantes e todos sensíveis ao tempo que se vive”. Houve ainda uma homenagem "à precursora da videoarte do Brasil", Regina Vater com duas obras que abriram o evento.

O claustro do Colégio das Artes acolheu ainda um momento musical pelas mãos de Alex Lima. “É uma festa”, sublinha o António Olaio.

O Tempo Não Para! Brasil 200 Anos

ESPETÁCULO MULTIMÉDIA | Claustro do Colégio das Artes

No âmbito do bicentenário da independência do Brasil, o Colégio da Artes da Universidade de Coimbra em parceria com a Art Veine (www.artveine.com) lança o projeto “O Tempo Não Para! Brasil 200 Anos”, para artistas brasileiros que serão escolhidos a partir de uma open call de videoarte. Os vídeos, com um máximo de dois minutos de duração, serão exibidos no claustro do Colégio das Artes e alojados no site da instituição (www.uc.pt/colegioartes).

Conheça a programação completa da 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra em https://www.uc.pt/semanacultural