Obra sobre "A Geometria dos Céus" apresentada no Rómulo
Apresentação da obra de Luís Miguel Carolino acontece pelas 17h30 no Rómulo.
A Geometria dos Céus – A Cosmologia de Cristoforo Borri e a Sua Influência em Portugal no Século XVII, da autoria de Luís Miguel Carolino, vai ser apresentada publicamente na quinta-feira, 29 de janeiro.
A obra é publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) e a sessão acontece pelas 17h30 no Rómulo - Centro de Ciência da Universidade de Coimbra, no Departamento de Física, no Polo 1 da UC.
A apresentação insere-se no ciclo “Livros da Imprensa no Rómulo” e conta com a participação da diretora da IUC, Carlota Simões, e do docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, João Fernandes.
Saiba mais sobre a obra aqui. Conheça o catálogo da Imprensa da UC aqui.
Sobre a obra
Cristoforo Borri foi o astrónomo mais influente em Portugal durante o século XVII. Tendo nascido no norte de Itália e entrado muito jovem na Companhia de Jesus numa época de plena efervescência científica, na sequência das observações telescópicas e da condenação de Galileu, Borri destacou-se como astrónomo. Para além das observações astronómicas que realizou na Cochinchina, onde foi missionário, e sobretudo em Coimbra, onde ensinou, foi autor de uma obra que teve um profundo impacto em Portugal.
Neste livro, após um estudo detalhado sobre a biografia de Borri, analisa-se a evolução do seu pensamento cosmológico e a sua influência em Portugal ao longo do século XVII. Neste domínio, demonstra-se que, para além da sua obra astronómica, a valorização epistemológica da matemática, que desenvolveu enquanto professor do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, foi crucial para o seu sucesso em terras lusitanas. Este livro analisa as dimensões da obra de Borri, relacionadas com a astronomia, cosmologia, matemática e a sua influência em Portugal.