Obra sobre o resumo documental na literatura científica apresentado no TAGV

16 fevereiro, 2016≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No dia 18 de fevereiro, pelas 17h30, no foyer do Teatro Académico de Gil Vicente, vai ser apresentado o livro “Resumo Documental: uma incursão à (des)construção concetual na Literatura Científica”, da autoria de Maria da Graça de Melo Simões, com edição da Imprensa da Universidade de Coimbra (UC).

O resumo foi desde sempre um recurso documental associado à literatura científica, como atesta a revisão bibliográfica efetuada, tendo a afirmação deste tipo de literatura concorrido para a sua consolidação. Na perspetiva teórica, apresenta as caraterísticas, funções, tipologia, estrutura e a relevância que assume na divulgação, no acesso e na seleção da informação, em especial no que se refere à literatura científica depositada em bases de dados.

No que respeita à perspetiva metodológica, considera e descreve as fases da sua elaboração, os procedimentos, a linguagem e a terminologia usadas na redação. Neste processo são ainda analisadas individualmente e comparativamente as normas internacionais que orientam a sua elaboração.

A apresentação do livro vai ser feita por Maria Manuel Borges, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.