Obras de requalificação arrancam na Associação Académica de Coimbra

Fachada e cobertura são alguns dos pontos a intervencionar nesta fase, num investimento da Universidade de Coimbra de cerca de 200 mil euros.

Marta Costa
02 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Está para arrancar a primeira fase das obras de requalificação do edifício da Associação Académica de Coimbra (AAC). A empreitada tem como objetivo “recuperar aspetos essenciais e estruturais que estão com alguns danos que estão a acelerar a degradação do edifício, não só no exterior como no interior”, explica o Vice-Reitor para as Infraestruturas da Universidade de Coimbra (UC), Alfredo Dias.

A intervenção vai incidir sobre “coberturas, fachadas, juntas de dilatação, estando também prevista a remoção do que resta de coberturas com amianto, que existem no edifício”, refere o responsável. A primeira fase foi debatida com a AAC e a Universidade de Coimbra assumiu a responsabilidade total da obra: “não só os valores envolvidos na requalificação, como também no desenvolvimento dos projetos, licenciamentos e todos os aspetos que era necessário acautelar para a empreitada”, num total de investimento de cerca de 200 mil euros, revela o Vice-Reitor.

Com início em maio, o previsto é que as obras decorram durante cerca de quatro meses. “Temos noção de que o edifício tem algumas fragilidades e necessidades várias, e não sendo possível fazer tudo de uma vez, optou-se, em articulação com a AAC, realizar as obras mais estruturais para resolver as patologias que estavam a causar mais incómodo”, garante Alfredo Dias.

Eis o que pode fazer: