Observatório para o Desenvolvimento Sustentável "aponta caminhos para melhorar desempenho da UC"

A primeira reunião do novo órgão decorreu a 6 de fevereiro na Sala do Senado e integra representantes de todo o Universo da Universidade de Coimbra.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
06 fevereiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

“Somos uma Universidade em que a sustentabilidade está na nossa matriz”, recorda o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão. Para melhor “refletir sobre matérias relacionadas com o desenvolvimento sustentável, aconselhando o Reitor nas diversas vertentes de sustentabilidade (ambiental, económica e social) e nas cinco dimensões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias”, foi criado o Observatório para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra (ODS.UC).

A primeira reunião do novo órgão decorreu a 6 de fevereiro na Sala do Senado e integra representantes dos estudantes, corpo técnico, docentes e investigadores. A representatividade de todo o Universo UC no ODS.UC, de acordo com Amílcar Falcão, permite “troca de ideias, opiniões, sugestões e críticas” dentro da área do Desenvolvimento Sustentável.

“Não tínhamos nenhum órgão que se debruçasse não só sobre o que temos, mas o que podemos vir a ter no futuro” e o ODS.UC pretende isso mesmo, “fazer um balanço da situação e apontar caminhos e estratégias da UC para melhor o seu desempenho para os ODS”, garante o Reitor da UC.

Eis o que pode fazer:

Para além da definição de uma estratégia na área do Desenvolvimento Sustentável, o ODS.UC vai ainda poder apresentar propostas de políticas, iniciativas, ações a implementar e avaliar a situação da UC para identificar recomendações de melhoria.

O Observatório para o Desenvolvimento Sustentável vai reunir pelo menos uma vez por ano. Para a concretização dos objetivos, vão ser constituídas equipas de trabalho por cada dimensão de sustentabilidade (ambiental, económica e social). Consulte mais informações aqui.

Sobre o Relatório de Sustentabilidade da UC

Disponível na página dedicada ao desenvolvimento sustentável, o relatório que foi recentemente publicado é uma ferramenta para a gestão da instituição, para a comunidade académica, e também para as partes interessadas externas, num exercício de accountability, como documento de utilidade pública para uma geração multidisciplinar e globalizada.

O Relatório de 2021 dá continuidade à edição do ano anterior, com a caracterização da situação da UC nas diversas dimensões – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias -, permitindo avaliar o contributo da instituição e observar eventuais tendências nos vários indicadores de desempenho. O objetivo passa por apontar caminhos de melhoria e reforçar o compromisso da UC na adoção plena de estratégias de gestão sustentável das suas atividades e recursos e de responsabilidade social na sua atuação.

A Universidade de Coimbra foi a primeira instituição de Ensino Superior em Portugal a assumir um compromisso de forma pública e inequívoca para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, tendo-o inscrito no seu Plano Estratégico 2019-2023. Um posicionamento reconhecido, de forma global, através dos resultados alcançados nas edições de 2020, 2021 e 2022 do Times Higher Education Impact Rankings. Na última edição, a UC repetiu a distinção dos anos anteriores e é a melhor instituição de Ensino Superior portuguesa, ocupando igualmente a primeira posição no conjunto de países que integram a União Europeia e sendo a vigésima sexta a nível mundial. É ainda a única instituição portuguesa no top 30 mundial, o que reforça a sua posição como a instituição mais sustentável em Portugal no contexto do Ensino Superior.