Oficinas de Outono/Inverno - Férias Natal no Jardim Botânico da UC

O JBUC propõe duas semanas de oficinas pensadas para os mais novos na pausa natalícia.

06 dezembro, 2022≈ 4 mins de leitura

Nas férias de Natal, o RE/FORMA regressa com duas semanas de oficinas pensadas para os mais novos, para redescobrir o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, celebrando os 250 anos das reformas pombalinas que viram nascer este espaço de criação e de aprendizagem em permanente transformação. Ao mesmo tempo, a programação assinala os 200 anos da independência do Brasil, com atividades que nos convidam a explorar a cultura do país sul-americano, transportada para Coimbra por dois artistas radicados na cidade, que carregam no corpo e na alma as vivências populares que vão cruzando o Atlântico e tecendo identidades partilhadas.

Destinatários: crianças entre os 6 e os 12 anos.
Datas: 19 a 30 de dezembro
Horário: das 9h00 às 17h30.

As inscrições estão disponíveis aqui, onde encontra todas as informações necessárias.

A vertente criativa das oficinas de férias do RE/FORMA está a cargo de curadores de diferentes áreas culturais, como músicos, artistas visuais e designers, que acreditam no poder da arte para nos ajudar a imaginar um 'mundo de amanhã' melhor e mais colorido.

Semana 1 | 19 a 23 DEZ — Vivências Temáticas, por Dani Zulu
Dani Zulu apresenta a oficina "Vivências Temáticas", em que os passeios pelo Jardim Botânico se tornam num mar de possibilidades para mergulhar no mundo da percussão, presente nas danças, nos cantos e nos ritmos da cultura tradicional do Brasil. A proposta é encontrar música no corpo e na natureza, estimular os sentidos, interagir, sentir e experimentar o som e o movimento.

A formadora é percussionista, brincante e professora de percussão e música corporal. Iniciou os seus estudos no Conservatório Souza Lima, em São Paulo, e, desde então, tem participado e dinamizado oficinas de percussão e dança. Promove, também, cursos para professores, pedagogos e educadores. Fundou e dirige o Projeto Guarará, um núcleo de pesquisa e prática musical que realiza intervenções artísticas, com base em trocas com grupos tradicionais de São Paulo.

Semana 2 | 26 a 30 DEZ — Brincadeiras Populares, por Alex Lima
O músico e artista multimédia Alex Lima regressa com as suas "Brincadeiras Populares", uma oficina em que convida as crianças a descobrirem um extenso repertório de brincadeiras, recorrendo à imaginação para dar vida aos instrumentos necessários à diversão. Criar, reciclar e reutilizar são as palavras de ordem desta semana de atividades.

Alex Lima nasceu na cidade do Rio de Janeiro e cresceu em Natal, onde estudou na escola de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Passando pelas regiões Sul, Centro Oeste e Sudeste, deu continuidade ao seu trabalho de pesquisa sobre a cultura popular brasileira, colhendo canções que fazem parte do seu repertório. Atualmente, é doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra.

O RE/FORMA assinala os 250 anos das Reformas Pombalinas da Universidade de Coimbra - no contexto das quais se inscreve a criação do Jardim Botânico da UC - com um conjunto significativo de atividades que se desenrolam ao longo de 11 meses, de junho de 2022 a abril de 2023. Estas atividades convocam propostas artísticas, educativas e de reflexão muito diversas e que, no entanto, possuem em comum o facto de se situarem na interface da Arte, Ciência e Natureza.

O RE/FORMA é um programa financiado pela Direção-Geral das Artes (Apoio Pontual).