OPERAS recebe financiamento para fortalecer infraestrutura e serviços

No último mês foi iniciada uma nova fase de desenvolvimento com o projeto OPERAS-PLUS.

17 outubro, 2022≈ 3 mins de leitura

O OPERAS - Open Scholarly Communication in the European Research Area for Social Sciences and Humanities - infraestrutura de investigação dedicada a apoiar e sustentar a comunicação de ciência aberta nas Ciências Sociais e Humanidades na Europa, deu início, no último mês, a uma nova fase de desenvolvimento com o projeto OPERAS-PLUS. A Universidade de Coimbra (UC) é membro da Assembleia Executiva da infraestrutura europeia e tem forte participação neste novo projeto, liderando um dos oito work packages e uma tarefa dedicada a um futuro serviço da infraestrutura, além de dar apoio a outras atividades estratégicas.

O projeto recém-iniciado tem duração de três anos e obteve um financiamento de 2,7 milhões de euros da Comissão Europeia para continuar a desenvolver e sustentar a infraestrutura e os seus serviços na transição para se tornar uma ERIC - European Research Infrastructure Consortium. O OPERAS foi selecionado no Roteiro ESFRI em 2021 pela sua excelência científica e importância estratégica para o Espaço Europeu de Investigação (ERA, na sigla em inglês). A sua transição para uma ERIC operacional vai acontecer até 2028.

É com o intuito de dar apoio a esse processo que está a ser desenvolvido o projeto OPERAS-PLUS. Nele vai-se fortalecer a infraestrutura na sua fase preparatória, apoiando o caminho para a implementação como ERIC. O projeto está focado em dois principais pilares, a partir dos quais se estruturam e organizam os grupos de trabalho. De um lado, está o pilar da Sustentabilidade da infraestrutura, de outro, a sua Gestão de Serviços.

Entre os principais objetivos do projeto para o desenvolvimento da infraestrutura, estão:

● Reforçar a sua estrutura de governação em matéria de recursos financeiros, jurídicos e humanos;

● Apoiar a rede de nós nacionais (pontos de apoio centrais a partir de cada representante nacional) e as suas atividades nacionais;

● Desenvolver a carteira de serviços, fornecendo tanto a tecnologia necessária como um acompanhamento do sistema para desenvolvimento de serviços;

● Maximizar o impacto do OPERAS no Espaço Europeu de Investigação e a nível internacional, estendendo-o para além do seu âmbito atual, e a integração de novos membros e países na Estrutura.

Papel da Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é membro da Assembleia Executiva (core group) do OPERAS, e está fortemente envolvida no projeto OPERAS-PLUS, liderando um work package voltado para o desenvolvimento dos nós nacionais do OPERAS (WP7), além de liderar uma força-tarefa para o estudo do desenvolvimento da plataforma de tradução académica para as Ciências Sociais e Humanidades (task 5.5), ambos coordenados pelo Vice-Reitor da UC, Delfim Leão, sendo que a task 5.5 envolve também a UC Framework. Além disso, a UC tem forte participação no grupo de trabalho dedicado à comunicação e à disseminação da infraestrutura (WP8). A Universidade também dá apoio aos demais work packages do projeto, cumprindo o seu papel de representante nacional de Portugal no OPERAS e também líder do Special Interest Group focado no tema do Multilinguismo. Carmen Soares, Lorena Caliman, Nelson Ferreira e Isabel Gouveia são os membros do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos que integram o projeto. Saiba mais sobre os Special Interest Groups do OPERAS nesta página.

O corpo de trabalho do projeto OPERAS-PLUS dá continuidade a tarefas já realizadas em projetos anteriores - OPERAS-D, OPERAS-P, HIRMEOS, além de colaborar com os projetos em curso: COESO; TRIPLE; DIAMAS; Skills4EOSC, além de outros projetos a chegar em 2023.

O OPERAS-PLUS é coordenado na Alemanha pela Max Weber Stiftung, por Michael Kaiser.

| Mais informações |

Página do projeto, em atualização: operas-eu.org/projects/operas-plus/

Subscreva à newsletter da comunidade OPERAS: https://www.operas-eu.org/operas-newsletter/

Redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/operaseu