Ordem dos Economistas na FEUC

A sessão realiza-se no auditório da FEUC, no dia 7 de dezembro, pelas 14h30.

FF
FEUC
05 dezembro, 2022≈ 4 mins de leitura

© João Duarte | FEUC

A Ordem dos Economistas (OE), em articulação com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), realiza no auditório da FEUC, no próximo dia 7 de dezembro, pelas 14h30, uma sessão de relevante interesse científico e profissional. A iniciativa encontra-se inserida numa estratégia de aproximação da OE à comunidade académica e, em particular, aos estudantes de Economia e de Gestão, que constituirão a sua base no futuro.

O evento insere-se num quadro mais amplo de iniciativas com as quais se pretende: reforçar a identidade, a coesão e o reconhecimento social da classe profissional dos Economistas; promover a profissão nos domínios científico, pedagógico, técnico e profissional, salvaguardando os princípios deontológicos que a norteiam, e o papel dos seus Conselhos de Especialidade; mobilizar uma intervenção mais regular na sociedade, em particular nas iniciativas públicas em que possam vir a ser chamados a participar.

Neste âmbito, uma das prioridades da Ordem é aumentar a notoriedade e consolidar a sua imagem junto do target de jovens que a podem vir a integrar, aumentado a sua participação nas atividades da OE e incentivando-os a uma intervenção ativa na discussão das orientações económicas do país, que promovam o seu desenvolvimento económico e social. Desta forma, a OE estará a contribuir para o desenvolvimento das suas carreiras e a colaborar ativamente na formação de novos líderes no exercício das profissões por si reguladas.

A sessão da próxima 4ª feira organiza-se do seguinte modo: num primeiro momento, após a abertura pelo diretor da FEUC, Álvaro Garrido, e pelo bastonário da Ordem dos Economistas, procede-se a uma apresentação pública do “Prémio Professor Doutor Pedro Ramos”, que homenageia a memória do trabalho académico de excelência de um distinto economista, que integrou o Conselho da Profissão na OE e foi professor Catedrático da FEUC.

Num segundo momento, é dado a conhecer o projeto do Sistema de Mobilidade do Mondego, com participação de João Marrana e Eduardo Barata, em representação da Metro Mondego.

Tratando-se de um evento que constitui um convite a toda a comunidade académica, muito em especial aos estudantes, futuros economistas e gestores, para debaterem os desafios e oportunidades suscitados pela profissão de Economista e Gestor, a terceira sessão junta, numa mesa redonda, moderada por um jornalista (João Campos, do Diário de Coimbra), um conjunto de convidados do mundo profissional e estudantil: João Bernardo Parreira (The Loop), Nuno Barra (Vista Alegre - Grupo Visabeira), Diana Silva (Júnior Empresa de Estudantes/JEEFEUC) e Ana Brochado (Delegação Regional do Centro e Alentejo da OE).

A sessão é encerrada por Miguel Fonseca, em representação da Câmara Municipal de Coimbra.

Ainda no âmbito da aproximação entre a OE e a comunidade estudantil, saliente-se que a OE regressará à FEUC na tarde de 8 de fevereiro de 2023, proporcionando aos seus estudantes a Formação BUSINESS IMPROV - Improvisação Empresarial, com “Os Improváveis”.