Orphika 2025 traz um universo intenso de emoções

Orphika apresenta-se com “um programa amplo” entre 8 de novembro e 8 de dezembro e volta a querer que a cidade seja “um palco”.

MC
Marta Costa
MC
Maria Cano
03 novembro, 2025≈ 2 mins de leitura

© UC | DCM

Já na 7.ª edição, o ciclo de música Orphika reúne 32 concertos e eventos entre 8 de novembro e 8 de dezembro, e promete "um universo intenso de emoções". Uma programação que o Vice-Reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra (UC), Delfim Leão, apresentou como “um marco importante” de um dos “mais amplos projetos artísticos da UC”.

Com a “preocupação de ir ao encontro de interesses distintos”, o programa volta a apresentar momentos “de reflexão” através de eventos convergentes. “Entendidos não como eventos fora do programa, mas como momentos que expandem a experiência do ciclo", acrescenta o responsável. Quanto aos destaques da programação, o Vice-Reitor garante que, em 2025, vai ser possível visitar espetáculos com temas tão distintos como “a world music ou a música coral”, ter momentos para públicos de várias idades, e iniciativas que unam “a poesia, o canto, e misturem outro tipo de sensações, como a fotografia ou o cinema”.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.

Eis o que pode fazer: aceder ao conteúdo na sua localização original ou gerir as suas preferências de cookies e recarregar a página

Do Teatro Académico de Gil Vicente à Casa do Cinema de Coimbra, do Pavilhão Centro de Portugal ao Observatório Geofísico e Astronómico, do Jardim Botânico ao Museu Nacional de Machado de Castro, vai ser possível assistir a concertos em mais de 15 espaços da Universidade e da cidade, no âmbito da programação de 2025.

Dos mais de 30 eventos que decorrem durante o mês de Orphika, 21 são de entrada livre. O ciclo de música é uma iniciativa da UC, com o apoio institucional do Banco Santander, e de mais de 20 parceiros, “que cruzam propostas de grupos da academia, da cidade e do País”, acrescenta Delfim Leão.

A sessão de apresentação decorreu a 3 de novembro, na sala de exposições do Colégio das Artes da UC. A programação completa do ciclo de música da UC Orphika está disponível em www.uc.pt/cultura/orphika.

Partilhe