Orphika 2025: O Coro das Vontades

Espetáculo acontece a 8 de dezembro, no TAGV, a partir das 18h30.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
08 dezembro, 2025≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Movimento, Talhada na Madrugada, Inquietação, Utopia Fecundada, Vontades à Solta. Apresenta-se, assim, o alinhamento de O Coro das Vontades, que sobe a 8 de dezembro ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

O espetáculo, inserido no programa da 7.ª edição do Ciclo de Música da Universidade de Coimbra (UC), Orphika, tem início pelas 18h30 e junta um ensemble de cordas ao coro BAIXaVOZ, com a participação especial de uma turma de crianças surdas da Escola Básica Poeta Manuel Silva Gaio.

Com a direção de Catarina Pires, o espetáculo "convoca à participação ativa das pessoas". Depois de passar pelo Teatro Maria Matos, em Lisboa, enquanto Coro das Reclamações, e de ser apresentado já como O Coro das Vontades, no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril, no Teatro da Cerca de São Bernardo, hoje, "é algo mais afirmativo e mais positivo", explica a responsável. Um "processo de criação a partir do zero", que parte da escrita das vontades do coro BAIXaVOZ, de acordo com "o momento atual".

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.

Eis o que pode fazer:

aceder ao conteúdo na sua localização original ou gerir as suas preferências de cookies e recarregar a página

A direção musical é do compositor e pianista Tiago Sousa, a quem se junta João Camões (viola de arco), João Mortágua (saxofones, flautas e efeitos), Marcelo dos Reis (guitarra) e Miguel Falcão (contrabaixo). Mais informações sobre o espetáculo aqui.

Consulte a programação completa da 7.ª edição do Ciclo de Música Orphika em https://www.uc.pt/cultura/orphika/.

Partilhe