Orquestra Académica da UC participou em festival internacional em Toulouse

No festival participaram nove orquestras universitárias de toda a Europa, permitindo aos músicos a partilha de experiências características dos seus países.

11 julho, 2022≈ 3 mins de leitura

A OAUC atua a 1 de julho.

© DR

A Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC) marcou presença no European Student Orchestra Festival (ESOF), no passado dia 1 de julho, em Toulouse (França), com um concerto no Auditorium Saint-Pierre des Cuisines. No festival, que decorreu de 30 de junho a 3 de julho, participaram nove orquestras universitárias de toda a Europa, permitindo aos músicos a partilha de experiências características dos seus países.

Naquele que foi o seu primeiro concerto além fronteiras, a OAUC optou por apresentar repertório exclusivamente português (Joly Braga Santos, Frederico de Freitas, Francisco de Lacerda e David de Souza), algo que muito agradou os restantes participantes e público internacionais. A boa impressão causada foi além da música, estendendo-se à organização enquanto orquestra e à boa energia dos músicos.

No decorrer do festival, 13 músicos da OAUC tiveram oportunidade de ingressar na European Student Orchestra, um projeto que reuniu músicos de todas as orquestras, apresentando-se em concerto no último dia do festival, no Halle aux Grains, uma sala de espetáculos com capacidade para 2200 pessoas. De salientar, ainda, a European Student Band, uma iniciativa que encheu de música as ruas de Toulouse e onde participaram, também, os músicos de Coimbra.

A OAUC nasceu em 2016, fruto de uma parceria entre a Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC) e a Reitoria da Universidade de Coimbra e é uma orquestra sinfónica amadora, dirigida a estudantes, docentes e restante comunidade académica, criando um ambiente de interpretação de música erudita para jovens com formação musical. Este projeto foi de extrema importância para dar a conhecer Coimbra, a sua Universidade e a sua orquestra académica, divulgar o repertório português noutras comunidades musicais e potenciar colaborações futuras entre orquestras europeias.