“Os antigos estudantes são o maior património que podemos ter”

Em dia de celebrar os antigos estudantes de Coimbra, foram muitos os que, de Norte a Sul, quiseram voltar à Alma Mater para participar nas iniciativas propostas pela Associação de Antigos Estudantes de Coimbra.

04 abril, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

“O vosso exemplo deve inspirar as novas gerações, e isso que nos faz ser uma instituição secular, e não a idade das pedras”, afirmou o Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva durante a sessão protocolar de receção aos antigos alunos da Universidade de Coimbra (UC) durante as celebrações do Dia do Antigo Estudante de Coimbra, a 4 de abril de 2019.

Com uma invocação do “espírito de ousadia e de causas” que une todos os Alumni da UC, o responsável pela pasta dos antigos estudantes sublinhou “a importância de iniciativas como esta, de redes como estas e de pessoas que, com a vossa pro-atividade, tudo podem fazer por todos nós e pela nossa Universidade de Coimbra”. João Nuno Calvão da Silva destacou ainda a importância do Dia do Antigo Estudante de Coimbra, declarando que “o espírito do estudante de Coimbra é um espírito para a vida toda”. “Os antigos estudantes são o maior património que podemos ter”, acrescentou o Vice-Reitor.

Dia do Antigo Estudante de Coimbra 2019

“Nós aqui sentimos o nosso sangue a revitalizar”, declarou o presidente da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra, Américo Santos. “Para nós não existe apenas passado, não existe apenas presente. Para nós existe esta crença extraordinária no futuro”, continuou o responsável que aproveitou para salientar “a felicidade” de todos “em estar aqui”.

Américo Santos referiu ainda todos os que “a sua juventude obriga a estar no ativo” e que não puderam estar presentes nas celebrações. Durante a sessão, o presidente da associação aproveitou também para “prestar homenagem a toda a gente”, mas em especial a todos os que partiram, afirmando que “estaríamos mais pobres se não fossemos capazes de honrar a sua memória”.

Após a sessão na Sala do Senado, as comemorações do Dia do Antigo Estudante passaram pelo Palácio de São Marcos, terminando com uma gala no Teatro Académico de Gil Vicente.

Para saber mais sobre o Dia do Antigo Estudante de Coimbra e a Tomada da Bastilha II, veja aqui.

Marta Costa e Karine Paniza