Os Conselhos Gerais das Universidades Públicas – a Lei e a Prática

03 fevereiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | F. Fernandes

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) e o Núcleo de Estudos de Direito das Autarquias Locais (NEDAL) promovem, na próxima quinta-feira, 5 de fevereiro, um debate sobre o papel e o funcionamento dos Conselhos Gerais no modelo de governação das Universidades Públicas. A sessão decorre na Sala Keynes da Faculdade de Economia da UC, pelas 16 horas.

Com moderação de Teresa Pedroso Lima (ex-conselheira do Conselho Geral da UC), a participação de Margarida Mano (UC – autora de estudos sobre a governação das universidades), António Cândido Oliveira (Universidade do Minho) e Paulo Peixoto (UC), o debate “Os Conselhos Gerais das Universidades Públicas – a Lei e a prática ” é o primeiro de vários que o CES e o NEDAL organizam, em várias cidades, sobre esta temática. A sessão visa refletir sobre as virtudes e as limitações dos Conselhos Gerais enquanto órgão máximo de governação das universidades públicas e tem em vista também apresentar os principais resultados do estudo que o CES e o NEDAL promoveram, em parceria, sobre esta temática.

O formato de debate pretende promover a intervenção ativa de conselheiros e ex-conselheiros presentes em cada uma das sessões previstas, sem prejuízo de uma participação alargada. Os interessados em  participar, e em garantir a possibilidade de dispor de até 5 minutos para fazer uma intervenção, deverão confirmar essa intenção até ao dia 4 de fevereiro para o endereço: conselhosgerais@gmail.com​.