Os Dias da Empregabilidade da UC já arrancaram

Sessão institucional de apresentação do evento realizou-se no Auditório da Reitoria da UC.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
24 novembro, 2021≈ 4 mins de leitura

© UC ! Karine Paniza

"Temos de ter um maior cuidado na formação pessoal de cada um e cada um é um caso específico", defende o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão. Foi com esta ideia em mente que foram criados os Dias da Empregabilidade. O evento arrancou a 22 de novembro e inclui mais de uma dezena de iniciativas, entre sessões de recrutamento, seminários e workshops.

"Estes Dias são fundamentalmente importantes para a comunidade académica, para que esta se consciencialize sobre o tema e para que se abram novas portas e apareçam novas ideias", acrescenta Amílcar Falcão. O Reitor da UC defende que a Universidade, em conjunto com as diversas estruturas da academia, deve conseguir "melhorar a capacidade de integração na sociedade de trabalho dos estudantes atuais". "Temos de ser mais ativos, mais proactivos", acrescenta. Para Amílcar Falcão, esta "é uma missão da universidade".

Atualmente, "a capacidade de aproveitar as oportunidades diferenciadas e os caminhos mais disruptivos" é cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho, defende a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque. Os Dias da Empregabilidade da UC assumem, por isso, o papel de abordar não apenas "a componente mais linear", de que são exemplos a preparação de entrevista ou currículo e algumas soft skills, mas também a introdução de "uma nota mais inovadora, que é a capacidade de compreender que as nossas experiências pessoais e as nossas narrativas são cada vez mais importantes para encarar os desafios do contexto laboral de um modo mais profundo e exigente", adianta Cristina Albuquerque.

A responsável destaca alguns pontos do programa - como a iniciativa "A UC vai à (Prova) Oral", com Fernando Alvim, a 29 de novembro, no Teatro Académico de Gil Vicente, ou a mesa redonda "À Conversa sobre Recrutamento e Inclusividade", na Sala de S. Pedro, na Biblioteca Geral da UC, a 3 de dezembro - que ilustram o programa disruptivo do evento.

A Associação Académica de Coimbra (AAC) é também parceira dos Dias da Empregabilidade da UC. O presidente da Direção-geral, João Assunção, considera que "o conceito de empregabilidade mudou muito". Por isso, promover iniciativas como esta demonstra que a UC "tem a capacidade de dar novos horizontes a quem os procura, e dar as ferramentas para capacitar os estudantes". De acordo com o dirigente estudantil, "é uma diferença estrutural de como se encara uma academia".

Os Dias da Empregabilidade querem ser "um evento único e diferenciador focado nas saídas profissionais e na preparação do futuro da comunidade estudantil da Universidade de Coimbra" sublinha a organização. Com atividades previstas até 3 de dezembro, em diversos espaços da UC, os eventos são direcionados a todos os estudantes da academia.

O programa completo e os endereços para inscrição nas atividades dos “Dias da Empregabilidade” estão disponíveis em http://diasdaempregabilidade.uc.pt.

Reveja a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: