Os Jogos Universidade de Coimbra estão de volta para uma edição que se quer mais forte e mais participada

Com cinco ligas distintas (Académica, Inter-Residências, Alumni, Minerva e 2 I's), os JUC abrangem toda a comunidade universitária. A Liga Académica, em destaque na apresentação, conta com uma organização conjunta da UC e AAC, através dos Núcleos de Estudantes.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
19 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Estão de regresso os Jogos Universidade de Coimbra (JUC). A apresentação pública e abertura oficial aconteceu a 19 de outubro no Estádio Universitário de Coimbra e decorreu simultaneamente com a apresentação da Liga Académica, que conta com a organização conjunta da Universidade de Coimbra (UC) e a Associação Académica de Coimbra (AAC).

Os JUC têm como principal objetivo a promoção do desporto e da atividade física na comunidade universitária, “promovendo a socialização e aquisição de hábitos regulares de prática de atividade física e desportiva”. Os JUC envolvem a competição em cinco ligas distintas (cada uma destinada a um público específico: Liga Académica, para todos os estudantes, Liga Inter-Residências, para residentes nos alojamentos dos SASUC, Liga Minerva, para docentes, investigadores e corpo técnico, Liga Alumni, para antigos estudantes, e Liga 2 I’s, para membros de empresas parceiras de Inovação e Investigação) e contam com dez modalidades diferentes (Andebol, Badminton, Basquetebol 3x3, Canoagem, Futebol, Futsal, Remo, Ténis, Ténis de Mesa e Voleibol, nas vertentes feminina e masculina).

Eis o que pode fazer:

“Após um interregno, os JUC estão de regresso e em força”, afirma o Vice-Reitor para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo. Depois de uma primeira edição que contou com cerca de mil participantes e de uma segunda edição com cerca de 2500 participantes, nas cinco ligas, a expetativa, com a retoma, de acordo com o responsável, “é atingir patamares idênticos ou até superar" estes valores. "Com cinco ligas que abraçam todo o universo da Universidade", de acordo com o Vice-Reitor, há ainda a destacar a Liga Académica. A iniciativa "permite a lógica de prática desportiva aos estudantes, com um ambiente competitivo" ao que acresce "uma ligação que se estabelece entre a UC e a AAC".

Também o Vice-presidente da Direção-geral da AAC, Pedro Dias, adianta que “o projeto Liga Académica surge com o propósito de trazer o desporto a todos os estudantes, mesmo aqueles que não o praticam de forma federada”. O dirigente estudantil acredita que, com 27 seções culturais e duas pró secções, a AAC apresenta maioritariamente uma oferta desportiva no âmbito do desporto federado e de competição, “mesmo no desporto universitário". "Não queremos renegar a ninguém a pratica desportiva", acrescenta Pedro Dias. "Daí surgir este projeto da Liga Académica, com este propósito não federado, de lazer, com uma competição saudável entre estudantes e faculdades da UC”.

Mais informações sobre os Jogos Universidade de Coimbra em desporto.uc.pt/juc.

Datas limite de inscrições

Modalidades Coletivas:

Liga Académica - de acordo com os prazos definidos por cada núcleo de estudantes

Liga Minerva, Alumni, 2I's - até 9 de novembro

Liga Inter-Residências - de acordo com prazos definidos em regulamento próprio

Modalidade Individuais:

até 15 dias antes da data da competição