Os mistérios do mundo reunidos num Gabinete de Curiosidades

A inauguração do Gabinete de Curiosidades acontece no Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
Milene Santos
18 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | DR

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra inaugurou no Colégio de Jesus, na Sala Carlos Ribeiro, o “Gabinete de Curiosidades - Uma Interpretação”, uma sala que reúne cerca de quatro mil espécimes e artefactos do acervo do Museu da Ciência da UC, com o objetivo de recriar o sentimento daquilo que se poderia sentir ao entrar num Gabinete de Curiosidades do século XVIII.

Os Gabinetes de Curiosidades, que começaram a surgir a partir do século XVII, eram criados maioritariamente pela nobreza europeia que tentava reunir, nessas salas, um conjunto de objetos, como peças exóticas, procurando recriar a obra de Deus. O objetivo destes gabinetes era o de mostrar peças raras, exóticas e até bizarras, de forma a maravilhar o visitante e mostrar simultaneamente a visão cosmopolita do seu dono.

O esqueleto de uma vaca suspenso, e um crocodilo no teto, uma preguiça originária do Brasil, um “monstro” (burro com 6 patas) ou alguns minerais, são apenas alguns exemplos de peças que estão em exposição no "Gabinete de Curiosidades- Uma Interpretação".

Para Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, “a criação deste espaço enquadra-se na estratégia da Universidade de Coimbra, que tem como objetivo criar novas e diferenciadoras exposições no Museu e capitalizar, ao máximo, o vasto e riquíssimo património da UC, que é único no país, com peças extraordinárias recolhidas ao longo dos últimos 700 anos, de todas as partes do mundo”.

Eis o que pode fazer:

Para Paulo Trincão, diretor do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, “o que nós pretendemos fazer nesta sala hoje inaugurada não é recriar historicamente nenhum gabinete que tenha realmente existido. Queremos sim fazer uma recriação do sentir. Proporcionar, sob o olhar do século XXI, vivenciar o ambiente quase mágico que presidiu aos gabinetes do século XVII e XVIII, sendo que, atualmente, no Mundo, são muito raros”.

Para recriar este ambiente quase mágico foram necessários cerca de três anos de trabalho, que envolveu uma equipa de 10 pessoas, e um investimento de cerca de 250 mil euros, tendo a Fundação La Caixa como mecenas.

A apresentação das peças neste gabinete, que representam menos de 1% do espólio da UC, não está organizada por um conhecimento lógico, como no Museu. “A apresentação das peças está organizada apelando à descoberta. Não há etiquetas, não há legendas, não há sequer um percurso lógico. O desafio que lançamos às pessoas que visitarem este Gabinete é o de encontrarem as peças que mais as maravilham e, depois, cada um ter vontade de explorar mais aquilo que viu, ter vontade de explorar o grande espólio Museu da Ciência”, acrescenta Paulo Trincão. “O único guia nesta exposição é a iluminação escolhida, que acaba por guiar o visitante pelas cinco camadas de informação que existem, através de uma sequência de iluminação”, conclui.

Eis o que pode fazer:

O "Gabinete de Curiosidades - Uma Interpretação" está aberto ao público a partir do dia 19 de maio, sendo a visita integrada no circuito do bilhete do Museu da Ciência da UC.