Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro assinado entre a CCDRC e a UC

Entre as áreas temáticas sobre as quais incidem a maioria das propostas destacam-se a alimentação e o consumo sustentável, a bioeconomia circular, águas, materiais e energia, plásticos e lixo marinho, construção, floresta, têxteis, resíduos e mobilidade sustentável.

Milene Santos (com CCDRC)
09 julho, 2020≈ 3 mins de leitura

Já foi assinado o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro estabelecido entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e 84 entidades públicas e privadas, das quais faz parte a Universidade de Coimbra (UC).

Os compromissos, que podem consultados em http://agendacircular.ccdrc.pt, assentam num conjunto de medidas de cariz transformador, cujo objetivo fundamental é a aceleração da região para uma economia de base circular. No total, são cerca de 230 ações com estratégias assentes no combate ao desperdício, circuitos curtos, compras circulares, novos modelos de negócio e desmaterialização, ecodesign e eco-concepção, extensão do ciclo de vida, valorização dos subprodutos e resíduos, simbioses industriais, tecnologias digitais ao serviço da economia circular ou uso eficiente dos recursos.

As propostas incluídas no Pacto serão monitorizadas por cada entidade, reportando à CCDRC, semestralmente, o ponto de situação das ações a concretizar até junho de 2021.

Entre o total de signatários contam-se 34 municípios, quatro Comunidades Intermunicipais e uma Junta de Freguesia, 14 Associações (culturais, empresariais e setoriais), três entidades regionais, 9 empresas (públicas e privadas), 10 instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Politécnicos) e 9 entidades ligadas ao Sistema Científico e Tecnológico, Centros Tecnológicos, Incubadora e Cluster.

Recorde-se que, em dezembro de 2019, a CCDRC propôs um Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro a entidades (públicas e privadas) com atividade na região Centro. De subscrição aberta e voluntária, este Pacto pretende estimular a adoção de compromissos sobre práticas circulares na Região. O objetivo passa por reunir e divulgar informação sobre exemplos concretos de circularidade a decorrer, realçando o que a região já faz neste domínio.