Património sonoro dos séculos XVI e XVII de Coimbra é apresentado em Espanha

Conferências, ensaios abertos e concertos integram a programação prevista para os próximos dias, no âmbito do projeto de divulgação do património musical europeu "Bridging Musical Heritage".

MA
Milene Santos (com Artway)
18 abril, 2023≈ 3 mins de leitura

Ensemble "O Bando de Suruyno"

© João Oliveira

A fase pública do projeto Bridging Musical Heritage arranca já esta semana com atividades na Universidade de Valladolid e no Centro Cultural Miguel Delibes de Valladolid, Espanha. Depois de um intenso trabalho de investigação, recuperação e transcrição de partituras do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e da Sé de Valladolid, chega agora o momento de apresentação pública, em alguns casos inédita, desse património sonoro dos séculos XVI e XVII.

No dia 19 de abril, pelas 11h00, vai ter lugar na Faculdade de Filosofia da Universidade de Valladolid uma conferência dedicada à apresentação do projeto Bridging Musical Heritage, com a presença de Paulo Estudante (Professor da Universidade de Coimbra), Soterrana Aguirre (Professora da Universidade de Valladolid), Hugo Sanches (Diretor Artístico de "O Bando de Surunyo"), e Vanessa Pires (Diretora da Artway).

De 19 a 22 de Abril decorrem ensaios abertos de "O Bando de Surunyo", ensemble português dirigido e fundado por Hugo Sanches no âmbito do projeto "Mundos e Fundos" da Universidade de Coimbra e de "Los Afectos Diversos", ensemble espanhol dirigido e fundado por Nacho Rodríguez. No dia 20, os ensaios serão comentados pelos investigadores dedicados às fontes musicais, Soterraña Aguirre e Paulo Estudante, e pelos referidos diretores artísticos dos agrupamentos com o objetivo de refletir sobre o processo de valorização, tomada de decisão e implementação sonora dos dois programas de concerto que serão apresentados nos dias seguintes. Os ensaios decorrem no Auditório San Felipe Neri e na Faculdade de Direito da Universidade de Valladolid.

Seguir-se-ão os concertos nos dias 21 e 22 de abril:

21 de abril, 19h00

Paraninfo do Edifício Histórico da Universidade de Valladolid

Los Afectos Diversos
dir. Nacho Rodriguez
Com a participação de músicos de O Bando de Surunyo

22 de abril de 2023 / 19h30

Centro Cultural Miguel Delibes / Sala de Câmara (Valladolid)

O Bando de Surunyo
dir. Hugo Sanches

"Mel e Ouro: Conexões musicais no Siglo de Oro Ibérico"
Com a participação de músicos dos Los Afectos Diversos e alunos da UVa

No âmbito da plataforma Bridging Musical Heritage foi criado o site www.bridgingmusicalheritage.com onde, para além de informações sobre agenda, pode aceder-se às partituras que vão sendo disponibilizados no decorrer de todo o projeto que termina em junho de 2024.

Vídeo promocional dos concertos dos dias 21 e 22 de abril

Eis o que pode fazer:

O Bando de Surunyo | HONEY AND GOLD (Musical connections in the Iberian Siglo de Oro)

Eis o que pode fazer:

Sobre o Bridging Musical Heritage

BMH - Bridging Musical Heritage é uma nova plataforma, científica e artística, que promove e difunde criativamente o património musical europeu. Com o objetivo primeiro de alargar o raio de presença e influência deste extraordinário espólio, esta plataforma robustece as ligações já tecidas, ao longo dos últimos dez anos, entre a investigação e a prática musical historicamente informada em Portugal, Espanha e França.

Plenamente inscrito no princípio de Ciência Aberta (materiais produzidos em livre acesso), o projeto promove a circulação de música e músicos tomando como ponto de partida a edição crítica da música outrora produzida no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra (Portugal), a produção de conteúdos digitais, e a realização de múltiplas ações pedagógicas. O Bridging Musical Heritage, graças a este intercâmbio transnacional de textos, contextos e consequente produção artística, irá inevitavelmente oferecer novas leituras sobre o património musical antigo, muito em particular o ibérico dos séculos XVI e XVII. Isto terá um impacto duradouro nas gerações presentes e futuras, catalisando a curiosidade e o interesse em relação ao património cultural comum da Europa tornando-o, simultaneamente, ampla e facilmente acessível.

Consórcio

Universidade de Coimbra (Portugal)

Universidade de Valladolid (Espanha)

O Bando de Surunyo (Portugal)

Capella Sanctae Crucis (França)

Artway (Portugal)

O Bridging Musical Heritage é um projeto co-financiado pela Comissão Europeia.