Pedalar pela história: UC celebra Dia Mundial Sem Carro com passeios de bicicleta

A UC assinalou a data com passeios de bicicleta de 30 minutos que aliaram sustentabilidade, desporto e património histórico.

KP
Karine Paniza
MC
Maria Cano
22 setembro, 2025≈ 2 mins de leitura

© UC | Teresa Torres

A Universidade de Coimbra (UC) celebrou o Dia Mundial Sem Carro com um conjunto de passeios de bicicleta de 30 minutos, que uniram sustentabilidade, atividade física e valorização do património histórico da cidade.

A iniciativa, organizada pelo Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável, insere-se na terceira edição dos Dias da Sustentabilidade da UC. Para a Vice-Reitora para as áreas do Planeamento, Sustentabilidade e Qualidade, Patrícia Pereira da Silva, este tipo de atividades pretende reforçar a consciência ambiental de toda a comunidade académica e da cidade.

“Para assinalar o Dia Internacional Sem Carro, resolvemos promover um passeio de bicicletas até para relembrar a comunidade da UC que nós temos o programa UCicletas ao dispor de estudantes, professores, investigadores e corpo técnico também”, afirmou. Acrescentou ainda que, “apesar de não haver ciclovias nesta zona histórica da cidade, é possível, em segurança, percorrer caminhos bonitos”.

A Vice-Reitora sublinhou também a importância de abrir o evento para além da academia: “O que o torna distintivo é precisamente todo um conjunto de iniciativas muito diferentes para motivar, consciencializar e interagir com toda a comunidade no sentido mais amplo do termo, não só com estudantes e professores, mas também com o corpo técnico e muitas vezes até com a sociedade civil.”

O Desporto UC juntou-se ao desafio, colocando à disposição a sua frota de bicicletas elétricas. “Fomos desafiados pelo Gabinete de Promoção da Sustentabilidade da Universidade de Coimbra para dinamizar uma atividade no Dia Mundial Sem Carro e lembrámo-nos de aliar a utilização das nossas bicicletas àquilo que é o conhecimento e o património que a Universidade de Coimbra disponibiliza à sua comunidade", explicou Mariana Cardoso, que integra a equipa do Desporto UC. Juntando o útil ao agradável "oferecemos um passeio de bicicleta com história, em parceria com o Turismo da UC”.

Também o Núcleo de Turismo da UC participou ativamente, conduzindo as visitas guiadas sobre duas rodas. Para Oscar Cumps-Ruelle, guia intérprete, a experiência foi inovadora e divertida: “Estamos aqui com uma visita um pouco atípica em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro é uma forma diferente de visitar o Pólo I, destacando as vistas panorâmicas. Não se preocupem com a segurança, nós não vamos falar enquanto conduzimos, só nas paragens”.

Ao longo do dia, a comunidade pode pedalar pela história da Universidade, descobrindo espaços emblemáticos ao mesmo tempo que celebrava alternativas de mobilidade mais sustentáveis.

O programa completo da iniciativa está disponível em www.uc.pt/sustentabilidade/dias-da-sustentabilidade/.