Plataforma online reúne mais de 12 mil bolsas europeias

28 abril, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O grupo myStipendium, em conjunto com a Comissão Europeia, criou uma plataforma online para encontrar apoio financeiro na União Europeia (UE), a European Funding Guide. A plataforma, completamente gratuita, reúne mais de 12 mil bolsas, subsídios e prémios de toda a UE, no valor de mais de 27 mil milhões de euros. A European Funding Guide pode ser utilizada por estudantes do Ensino Superior de licenciatura, mestrado e doutoramento de toda a europa.

“O objetivo da nossa iniciativa é ajudar os estudantes a financiar os seus estudos”, conta Mira Maier, diretora executiva da “Initiative for Transparent Study Grants” (ITS). Na opinião da responsável, “a realidade, um pouco por toda a Europa, é que uma das principais razões para estudantes desistirem dos estudos é monetária”. Mira Maier acredita que, ao juntar a informação no mesmo local, o projeto European Funding Guide torna os programas de bolsas e outras opções de financiamento mais acessíveis. Aos alunos pede-se o registo, gratuito, na plataforma online para ter acesso à informação disponibilizada.

O myStipendium surgiu na Alemanha como plataforma de correspondência entre alunos e bolsas e que já ganhou vários prémios. Com o objetivo de construir uma versão europeia surgiu a European Funding Guide, que pretende cobrir mais de 12 mil oportunidades de financiamento em 16 países.