Porta-Vozes para dar voz à cultura

05 maio, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No Dia Mundial da Língua Portuguesa e no contexto de isolamento social que atualmente vivemos, a Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) apresenta a plataforma Porta-Vozes. Com um objetivo fundamentalmente agregador, a iniciativa surge da “necessidade de dar voz e visibilidade a grupos e entidades que tinham previstas um conjunto de atividades na área da cultura que não puderam ser concretizadas devido à pandemia”, explica o Vice-Reitor da UC para a Cultura, Delfim Leão.

Às entidades parceiras, como grupos académicos, mas também entidades que, mesmo “não sendo da universidade, têm com ela uma ligação forte, próxima e duradoura”, está a ser pedido o envio de “registos sobre a atividade que estão a desenvolver, da atividade que tinham previsto apresentar ou que tinham em arquivo e, inclusive, experiências que tenham desenvolvido nestes tempos de contenção social”, desvenda Delfim Leão. De acordo com o Vice-Reitor o Porta-Vozes “pretende agregar a informação de forma dinâmica” e por isso, está “constantemente recetivo à inclusão das últimas novidades da cultura, repartidas pelas várias rubricas”.

“À medida que o tempo passa, teremos constituído um arquivo histórico extremamente importante”, reflete ainda Delfim Leão. Para o responsável, no Porta-Vozes vai ser possível “acumular o que for feito, mas ao mesmo tempo ser dinâmico, porque interage com o público”.

Uma das primeiras preocupações da Reitoria, com a pandemia, “foi não suspender os ciclos de financiamento”, acrescenta Delfim Leão. “Da mesma forma iremos lançar em junho as candidaturas ao ciclo de música e em setembro para a próxima Semana Cultural”. “Mas é evidente que os grupos têm de se sentir motivados a produzir, a fazer alguma coisa até diferente do que se faz deste sempre, pensado para chegar ao público de forma diferenciada”. De acordo com o Vice-Reitor, “este portal procura responder a isso e criar um ponto agregador para os grupos”.

Conheça e descubra a iniciativa Porta-Vozes em www.uc.pt/cultura/portavozes.

Marta Costa