Portugal Botânico ou como dar "uma volta a Portugal em 48 canteiros"

No Jardim Botânico da Universidade de Coimbra há canteiros e alegretes dedicados a diversas zonas de Portugal. Um convite a descobrir a flora do País, com curiosidades científicas e não só.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
07 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

O projeto, que é um jardim diorâmico, isto é, que recria paisagens, acaba por se tornar "uma volta a Portugal em 48 canteiros", explica João Farminhão, botânico do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). O Portugal Botânico tem "uma coleção de plantas silvestres, de Portugal Continental e ilhas" e acaba por se tornar num "convite a todos os visitantes do Jardim para conhecer o nosso património botânico", sublinha.

A escolha da flora apresentada em cada canteiro não foi feita por acaso. De acordo com João Farminhão, são "plantas carismáticas, associadas à geologia dos diferentes locais do País, e é uma tentativa de sensibilizar os diferentes públicos para conservar esta riqueza florística fantástica".

Eis o que pode fazer:

Em cada canteiro, é possível encontrar "uma estação botânica" onde está reconstituída a paisagem do local onde se foram buscar essas plantas. Cada alegrete é composto por duas a cinco espécies, devidamente identificadas, exemplos do substrato do local, fazendo a associação da geologia e botânica do património, conta ainda João Farminhão.

O projeto, ainda em desenvolvimento, pretende preencher os 48 alegretes do JBUC com pedaços da flora de vários pontos do País, continente e ilhas.

Saiba mais sobre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra em www.uc.pt/jardimbotanico