Portugal e o Mundo em discussão na UC

22 outubro, 2015≈ 3 mins de leitura

Qual o posicionamento geoestratégico de Portugal no mundo globalizado? De que modo somos desafiados por acontecimentos que ocorrem noutras partes do mundo? Estes são alguns dos assuntos em discussão na conferência “Portugal e o Mundo: desafios da globalização e do desenvolvimento” que vai ter lugar no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) no próximo dia 28 de Outubro.

O evento, organizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) em parceria com a organização “Há Luz ao Fundo do Túnel” e a UC, vai ter a presença de Nuno Garoupa, Presidente da FFMS, e João Gabriel Silva, Reitor da UC.

A conferência vai ainda contar com um debate com o Embaixador da União Europeia nas Nações Unidas, João Vale de Almeida, e o Coordenador do Plano Nacional de Saúde 2012-2016, Rui Portugal, moderado pela jornalista Catarina Carvalho.

O posicionamento do país no palco internacional e o modo como diferentes esferas da vida nacional estão cada vez mais imbricadas em processos e em fenómenos globais, serão o mote desta sessão e do debate. Cerca de um mês após a definição nas Nações Unidas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e quando se celebra o Ano Europeu para o Desenvolvimento, a conferência pretende contribuir para pensar o desenvolvimento como um desafio global. O evento coincide também com apresentação pública em Portugal da base de dados GlobalStat, cujo lançamento internacional ocorreu em Maio passado em Florença.

A inscrição é gratuita mas obrigatória e pode ser feita até dia 25 de outubro em www.ffms.pt. O número de lugares é limitado.

A organização conta ainda com o apoio do Ano Europeu para o Desenvolvimento.

PowerPoint Presentation

Partilhe