Prémio Joaquim de Carvalho distingue “Psiquiatria em Portugal nas primeiras décadas do séc. XX: Protagonistas”

A obra, da autoria de José Morgado Pereira, foi distinguida na 12.ª edição do prémio.

Marta Costa
Kp
Karine paniza
21 dezembro, 2021≈ 3 mins de leitura

Alexandre Dias Pereira, José Morgado Pereira, Amílcar Falcão e Delfim Leão, na atribuição do Prémio

© UC | Paulo Amaral

Com uma carreira médica no serviço nacional de saúde, José Morgado Pereira, foi tendo outros interesses e outros cargos. Após um doutoramento em história na Faculdade de Letras em 2016, o tema, revisto e atualizado materializou o interesse na história da saúde na obra que foi galardoada com o Prémio Joaquim de Carvalho, da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC).

Para o autor, houve vários motivos que levaram à obra, desde uma “forte motivação de estudar os protagonistas, entre o entusiasmo quase acrítico e mítico das figuras e uma crítica avassaladora”, assim como “o trânsito do século XIX ao século XX” na área. “Aprendi com os historiadores e o contacto com pessoas das várias formações foi um enriquecimento essencial”, garante. José Morgado Pereira tentou ainda, com o seu trabalho, “preencher o que era uma lacuna histórica em Portugal”.

A obra galardoada foi escolhida pelo júri "entre uma escolha muito ampla e vasta", revela Alexandre Dias Pereira. O diretor da IUC sublinhou "a oferta e o leque de escolha muito grande" entre as obras publicadas pela Imprensa, onde se encontravam "obras de grandíssima qualidade". O responsável referiu a "publicação de quase 90 monografias e cerca de 45 títulos de revistas", um número "assinalável para um serviço com uma equipa pequena em dimensão", sublinhou.

Com 250 anos a assinalar em 2022, a IUC distinguiu na 12.ª edição do Prémio Joaquim de Carvalho uma obra "humilde na sua conceção, mas de grande qualidade, com grande impacto visual e muito amigo do leitor, não apenas na questão do conteúdo, mas também na forma".

Para o Reitor da UC, Amílcar Falcão, o prémio Joaquim de Carvalho é “de enorme relevo”. Com “um tema muito pertinente, interessante e muito atual”, a obra “Psiquiatria em Portugal nas primeiras décadas do séc. XX: Protagonistas” tem “um grande alcance”. A obra vem ajudar a compreender um tema muito importante do século XX, os processos e dinâmicas da psiquiatria, e aliados ao momento que vivemos, espero que venha a ganhar um impulso que merece”, acredita.

O prémio, que tem como objetivo distinguir trabalhos realizados no âmbito da investigação ou da divulgação científicas, é instituído pela Imprensa da Universidade de Coimbra e tem o valor monetário de três mil euros.

Reveja a cerimónia na íntegra aqui:

Eis o que pode fazer: