Prémio Maria Barroso atribuído a docente da Universidade de Coimbra

O galardão, que distingue personalidades que desenvolvem/desenvolveram um trabalho relevante nas áreas da não discriminação, igualdade de género e cidadania, foi entregue hoje à docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Rosa Monteiro.

08 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

Um júri constituído por especialistas independentes e representantes da família Barroso-Soares e da Câmara Municipal de Lagoa (Algarve) decidiu atribuir à docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Rosa Monteiro, o Prémio Maria Barroso, que este ano vai na 3.ª edição. A cerimónia de entrega do galardão decorreu hoje, dia 8 de março.

Este prémio bienal foi instituído pelo Município de Lagoa e tem como objetivo distinguir mulheres ou homens que, individualmente ou à frente de instituições, desenvolvem/desenvolveram um trabalho relevante nas áreas da não discriminação, da igualdade de género e da cidadania.

O júri desta edição foi presidido por Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, e composto por Isabel Barroso Soares, em representação da família de Maria Barroso; Anália Torres, professora catedrática de sociologia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP) e fundadora e coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG); Clara de Jesus, consultora e perita em igualdade de género; Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género; Virgínia Ferreira, doutorada em sociologia, professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais (CES) e membro-fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres.

Nas duas edições anteriores, o Prémio Maria Barroso foi atribuído a Maria do Céu da Cunha Rêgo (1.ª edição) e a Teresa Pizarro Beleza (2.ª edição).

Partilhe