Prémio UC 2026 entregue a Cláudia Azevedo

A empresária recebeu o Prémio UC durante a sessão comemorativa de 1 de março. O valor pecuniário do prémio - 15 000 euros - vão ser doados à Associação Acreditar Coimbra.

Marta Costa, Karine Paniza, Ana Bartolomeu
02 março, 2026 ≈ 3 mins de leitura

© UC | DCM

"Um compromisso firme com a educação, a formação contínua e a requalificação de talento, a convicção clara de que a diversidade, inclusão e igualdade de oportunidades não são acessórios, uma aposta contínua na inovação e desenvolvimento e responsabilidade social, e uma liderança estratégica com impacto real". São estas as dimensões concretas que Cláudia Azevedo reconhece no Prémio Universidade de Coimbra (UC) e que assume também na empresa que dirige, a Sonae. É por essa razão que "mais do que um reconhecimento", receber o Prémio UC 2026 é, para a empresária, "um compromisso renovado".

O Prémio UC distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa “com um inequívoco e reconhecido contributo nas áreas da cultura, da economia e gestão e/ou ciência e inovação, apoiando um crescimento inclusivo e sustentável da sociedade, e, nessa medida, promotor de um valor acrescentado inegável”. Em 2026, o júri decidiu de forma unânime indicar a empresária Cláudia Azevedo. A 1 de março de 2026, o Prémio foi entregue na Sala dos Grandes Atos, durante a cerimónia do 736.º aniversário da UC.

"Num tempo de erosão da confiança em muitas instituições públicas e políticas, a UC representa séculos de confiança na educação, na ciência e na capacidade tão humana de questionar o mundo com rigor", declarou a galardoada. "Receber um prémio de uma universidade como a de Coimbra é uma coisa que aceito com gratidão e com orgulho", garantiu Cláudia Azevedo.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.

Eis o que pode fazer:

aceder ao conteúdo na sua localização original ou gerir as suas preferências de cookies e recarregar a página

O Prémio UC, recordou o Vice-Reitor para os Recursos Humanos, Financeiros e SASUC, Luís Neves, "tem um prestígio que acompanha o da instituição que lhe dá nome, de íntima ligação à história e ao desenvolvimento do nosso País". A escolha "unânime do júri", acrescenta o responsável por apresentar a laureada, "não podia ter sido mais feliz".

De acordo com Luís Neves, Cláudia Azevedo "sucede na perfeição" a laureados anteriores do Prémio UC e reforça "a dimensão empresarial prevista no Prémio". A escolha dá ainda "passos para uma desejável igualdade de género na sua atribuição".

Também o Reitor da UC destacou "o percurso e a forma de liderança de Cláudia Azevedo" que se cruzam com os da UC tanto "nos valores que defende como na sua visão empreendedora", razões que pesaram na escolha do nome. Amílcar Falcão enalteceu ainda a iniciativa de doar o valor pecuniário do prémio à Associação Acreditar Coimbra - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. Recorde-se que o galardão, instituído em 2004, é constituído por um Diploma, uma Medalha e um valor pecuniário financiado pela Fundação Santander Portugal, no valor de 15 000 euros.

Para a Presidente da Fundação Santander, Inês Rocha de Gouveia, o nome de Cláudia Azevedo surgiu também de forma natural. "Queríamos uma personalidade que apostasse na educação e que acreditasse que a educação é o pilar transformador da sociedade".

O Prémio UC foi entregue a 1 de março de 2026, dia em que se assinalaram os 736 da instituição. Mais informações e a lista dos vencedores das edições anteriores estão disponíveis em http://www.uc.pt/premiouc.

Partilhe