Prémios Ciências do Desporto do Comité Olímpico de Portugal entregues em Coimbra

O evento teve lugar a 24 de fevereiro e contou ainda com a conferência “O Jogo: Na Ciência e no Desporto”, do professor da UC, Carlos Fiolhais.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
25 fevereiro, 2022≈ 3 mins de leitura

Hugo Sarmento, Rita Varandas e Luís Rama receberam uma menção honrosa na categoria de Treino Desportivo

© UC | Karine Paniza

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) foi a anfitriã da cerimónia de Entrega de Prémios Ciências do Desporto. Organizados pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), com o apoio da Fundação Millennium BCP, a sessão juntou os vencedores da edição de 2019 da zona norte – que não tinham sido entregues de forma pública devido às restrições associadas à pandemia – e todos os vencedores da 6.ª edição.

“A todos os nomeados e premiados, faço votos para que possam continuar o trabalho e dedicação e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento de qualidade na área do desporto, e contribuir para o desporto em Portugal”, sublinhou o diretor da FCDEFUC, José Pedro Ferreira. Com a relação com a COP, de acordo com o responsável, a faculdade tem todo o “interesse em manter e ampliar esta parceria, que muito valorizamos e que se enquadra na missão da instituição”.

A escolha de Coimbra foi, nas palavras do presidente do COP, José Manuel Constantino, “uma pequena homenagem a uma terra que, na história do desporto nacional tem tido um contributo muito significativo”.

Já na 6.ª edição, os prémios “são uma lufada de ar fresco na vitalização da investigação científica em Portugal nas ciências do desporto”, acrescentou o presidente do júri. Durante a cerimónia, João Paulo Vilas-Boas revelou o desejo de, num futuro próximo, fazer “um esforço especial para agrupar na COP todo o espólio de produção científica em ciências do desporto numa biblioteca virtual, para a qual vão convergir as instituições de Ensino Superior”.

Da Universidade de Coimbra receberam uma menção honrosa na categoria de Treino Desportivo Rita Varandas, Hugo Sarmento e Luís Rama com o trabalho "Prescrição e Controlo de Treino de Natação Pura Desportiva na Zona de Intensidade Limiar Anaeróbio".

A sessão contou ainda com a conferência “O Jogo: na na ciência e no desporto”, proferida por Carlos Fiolhais, docente da Universidade de Coimbra.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: