Presidente de Cabo Verde recebido por estudantes na FLUC

30 março, 2015≈ 5 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

De visita a Portugal, o presidente da república de Cabo Verde passou pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) para falar com os alunos cabo-verdianos em Coimbra. Uma conversa que pretendeu promover o diálogo e estreitar os laços entre os estudantes e o seu país.

São 87 os alunos cabo-verdianos inscritos na Universidade de Coimbra e como conta o Vice-Reitor para as Relações Internacionais, “um conjunto muito variado de cooperações em curso, sobretudo na área de capacitação com a universidade de Cabo Verde e outras instituições de Ensino Superior de Cabo Verde”. Joaquim Ramos de Carvalho sublinha que a UC está muito empenhada em “continuar e alargar a colaboração no sentido de, na medida das possibilidades, auxiliar com a consolidação do Ensino Superior em Cabo Verde e continuar a dar oportunidades de formação avançada de qualidade para os cidadãos de Cabo Verde que nos procurem”.

O mundo lusófono é uma das grandes bandeiras da política de internacionalização da Universidade de Coimbra. Cabo Verde e outros países africanos como Angola ou Moçambique, bem como o Brasil, Timor-Leste e Macau têm vindo a receber o “nosso empenho total”, acrescenta o Vice-Reitor da UC. “Continuamos abertos a todas as formas de colaboração que estejam ao nosso alcance e que sejam do interesse dos nossos parceiros”, afirma o responsável.

À porta da FLUC, eram muitos os estudantes cabo-verdianos que esperavam José Carlos Fonseca, presidente da República de Cabo Verde. O antigo estudante da Faculdade de Direito da UC falou com no Teatro Paulo Quintela para cerca de quatro dezenas de pessoas. O encontro faz parte da visita oficial de José Carlos Fonseca que tem como objetivo de contactar a comunidade cabo-verdiana residente em Portugal.

A visita do presidente da República de Cabo Verde serve assim não apenas para “contactar a comunidade cabo-verdiana em Coimbra”, mas também para falar sobre “projetos que temos em curso com Cabo Verde e o futuro desses e de outros projetos”, adianta ainda Joaquim Ramos de Carvalho.

Imagens do encontro entre o Presidente da República de Cabo Verde e os estudantes de Coimbra na FLUC: