Primeira Comissão de Trabalhadores da UC toma posse e pretende ser "a voz" da comunidade

Comissão de Trabalhadores da UC e subcomissões de trabalhadores englobam corpo técnico, docentes e investigadores da Universidade de Coimbra.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
27 janeiro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) recebeu a cerimónia de tomada de posse da primeira Comissão de Trabalhadores da Universidade de Coimbra (CTUC) assim como das subcomissões, eleitas em outubro de 2021.

O projeto que “há muito se ambicionava” foi tornado realidade. António Trindade, enquanto primeiro elemento efetivo da lista mais votada para a CTUC falou para o auditório, agradecendo às quase uma centena de pessoas que se disponibilizaram para participar no projeto. “Tem agora o início do momento de concretizar as nossas propostas”, afirmou. O membro da CTUC garantiu que a comissão será “a voz de todos e todas” na Universidade de Coimbra.

Eis o que pode fazer:

O desejo de Pedro Galveias Henriques é que a Comissão de Trabalhadores da UC “possa de facto fazer a diferença”. O membro da comissão eleitoral espera que o órgão traga propostas “construtivas e inovadoras para enobrecer esta grande casa que é a UC”. De acordo com Pedro Galveia Henriques, “terão um conjunto vastíssimo de competências que permitirão fazer essa diferença”.

“Hoje é um dia muito importante para a Universidade”, acrescentou também Reitor, Amílcar Falcão. Para o responsável, “a criação de uma Comissão de Trabalhadores é a criação de uma camada de democracia que antes não existia”.

São onze os membros efetivos da CTUC que tomaram posse a 27 de janeiro de 2022. Tomaram também posse os membros efetivos das subcomissões de trabalhadores das faculdades de Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Serviços de Ação Social, Museu da Ciência e Teatro Académico de Gil Vicente.

Pode saber mais sobre a Comissão de Trabalhadores da UC aqui.

As eleições decorreram a 7 de outubro de 2021.