Primeiras Conversas do Observatório vão falar de Comunicação e Populismo

O Observatório Jurídico da Comunicação vai ser lançado oficialmente a 15 de dezembro, de forma online.

MI
Marta Costa (com IJC)
09 dezembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© DR

O Instituto Jurídico da Comunicação (IJC) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) acaba de constituir o Observatório Jurídico da Comunicação. O objetivo é “proceder à recolha, seleção e análise de toda a legislação, jurisprudência, doutrina e decisões de entidades regulatórias sobre o fenómeno da comunicação, quer na sua vertente mais clássica, quer nas suas dimensões mais disruptivas”, explica o IJC. A nova estrutura vai ser apresentada a 15 de dezembro, de forma online.

Com uma equipa coordenada por um membro da direção do IJC vai contar com a colaboração de jovens investigadores ligados à FDUC. Pretende-se “estabelecer um diálogo profícuo com diversos operadores do mundo económico e social, ligados à(s) área(s) da comunicação, bem como com diversos juristas, quer no sentido da elaboração de comentários, pareceres e projetos”.

Entre os temas de análise do Observatório estão a “comunicação social, proteção de dados, comunicações eletrónicas, proteção da privacidade e da honra, inteligência artificial, desinformação, publicidade e redes sociais”.

Um dos projetos previstos pela nova estrutura é a realização de encontros para debate. A iniciativa Conversas do Observatório apresenta-se, assim, como um espaço mensal de diálogo “sobre temas cadentes que sejam objeto de estudo por parte da equipa de base”.

O primeiro evento acontece a 15 de dezembro, com o lançamento oficial do Observatório. O tema da primeira conversa é Comunicação e Populismo. As inscrições são feitas de forma online através do formulário em: https://www.fd.uc.pt/ijc/?page_id=586 .