Primeiro Encontro das Escolas Doutorais da Universidade de Coimbra realiza-se sob o tema "Novas perspetivas e desafios"

O evento realiza-se na próxima sexta-feira, dia 8 de julho, no Auditório do Colégio da Trindade, em formato presencial.

MS
Milene Santos
06 julho, 2022≈ 2 mins de leitura

É já na próxima sexta-feira, dia 8 de julho, a partir das 14h00, que vai decorrer o 1º Encontro das Escolas Doutorais da Universidade de Coimbra | Novas perspetivas e desafios, no Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra (UC.

O evento, organizado pela Reitoria e pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (iii-UC), no âmbito das Escolas Doutorais UC, pretende abordar as oportunidades que os modelos das Escolas Doutorais têm vindo a promover, quer internacionalmente quer na própria UC.

Na tarde do dia 8 de julho, a comunidade UC, envolvida no ensino do 3º ciclo, é convidada a discutir as novas perspetivas e os desafios na educação doutoral, abordando assuntos como a supervisão, competências transferíveis e impacto da formação. Será também apresentado o trabalho desenvolvido na UC no primeiro ano das Escolas Doutorais, assim como a partilha de casos de boas práticas implementados na instituição.

As inscrições para participar no evento, que vai realizar-se em formato presencial, ainda estão abertas e devem ser feitas aqui (até às 17h00 de dia 7 de julho). As mesmas são obrigatórias dado o número limitado de vagas.

14:15 | Sessão de abertura

Cláudia Cavadas, Vice-Reitora, Universidade de Coimbra

14:30 | Educação doutoral na Europa: desenvolvimentos e tendências actuais.

Alexandre Hasgall, Chefe do Conselho para o Doutoramento, Associação das Universidades Europeias (EUA)

15:00 | A (in)visibilidade e reenquadramento do doutoramento para o século XXI

Rosemary Deem, Doutoramento, Professora Emérita de Gestão do Ensino Superior, Escola de Negócios e Gestão, Royal Holloway University of London, Reino Unido

15:30 | O que queremos dizer com Excelente Supervisão de Doutoramento?

Paula Lopes, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra

16:00 | Coffee Break

16:30 | Escolas de Doutorais e Áreas Estratégicas de Investigação na Universidade de Coimbra

Cláudia Cavadas, Vice-Reitora, Universidade de Coimbra