Programa de aceleração para a comunidade UC com candidaturas abertas

O Acelera@UC é dirigido a ideias de negócio inovadoras com potencial de comercialização e tem candidaturas abertas até 22 de abril.

30 março, 2022≈ 3 mins de leitura

O UC Business - Gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade de Coimbra acaba de lançar o Acelera@UC com o objetivo de orientar, ajudar e acompanhar empreendedores a criar negócios comercialmente viáveis, bem-sucedidos e sustentáveis, com base em produtos, serviços e/ou tecnologias capazes de gerar empregos e riqueza. Os projetos têm ainda de respeitar a natureza e os direitos humanos, contribuindo para um crescimento económico sustentável.

O Acelera@UC destina-se à comunidade da Universidade de Coimbra, designadamente docentes, investigadores, bolseiros, alunos e ex-alunos. As candidaturas estão abertas até 22 de abril de 2022. Podem concorrer promotores de ideias já com empresas criadas.

O programa será dinamizado pelo Instituto Pedro Nunes através de cinco bootcamps presenciais nas suas instalações (28 de abril e 5, 12, 19 e 20 de maio, das 10h às 16h), sendo complementado com sessões de coaching.

A melhor ideia de negócio ganhará inscrições para toda a equipa no European Innovation Award, que decorrerá entre 17 de julho a 5 de agosto, no Porto, e representará a Universidade de Coimbra na Grande Final Nacional do projeto UI-CAN, que irá decorrer na primeira semana de junho de 2022, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Além da Universidade de Coimbra, estarão a concorrer ideias de negócio provenientes da Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Tecminho, Universidade da Beira Interior e Universidade de Évora.

Mais informações, regulamento e candidaturas aqui.

O projeto UI-CAN “Universidades como Interface para o Empreendedorismo”, no qual o programa Acelera@UC se insere, é cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Social Europeu. Este projeto tem como principal objetivo promover o espírito empreendedor, mobilizando o conhecimento universitário para a criação de novas empresas que respondam aos desafios sociais e societais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.