Programa de promoção de bem-estar mental nas escolas com a colaboração da UC já chegou a mais de 19 mil alunos

A Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra é uma das entidades parceiras do programa, que vai estar em curso até 2026.

15 maio, 2023≈ 4 mins de leitura

O “Por ti - Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas”, que decorre ao longo de quatro anos letivos (2022 a 2026) com o objetivo de preparar melhor as pessoas através do desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados, ultrapassou todas as metas estabelecidas para o primeiro ano.

As sessões de grupo do “Por ti” com alunos, famílias, professores e funcionários das escolas, com vista à consciencialização sobre o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender os primeiros sinais e sintomas, envolveram – até ao final de abril de 2023 –, mais de 19 mil alunos do 3.º ciclo com idades entre os 12 e 15 anos (mais de 7 400 do 7.º ano, mais de 6 700 do 8.º ano e mais de 5 600 do 9.º ano), mais de 1 100 professores, mais de 700 assistentes operacionais e mais de 500 famílias de mais de 100 escolas públicas de 59 concelhos.

No que toca aos jovens, 76% reconhecem que as sessões do “Por ti” aumentaram o seu conhecimento sobre o bem-estar mental, 75% consideram que fizeram aprendizagens importantes que vão ser úteis no seu dia a dia, 69% sentem-se capazes de aplicar o que aprenderam e 67% vão utilizar as estratégias de regulação de emoções que aprenderam. As sessões do “Por ti” também impactaram, de forma muito positiva, os professores, assistentes operacionais e famílias: 96% reconhecem que as sessões aumentaram o seu conhecimento sobre o bem-estar mental, 95% consideram que fizeram aprendizagens importantes que vão ser úteis no seu dia a dia, 93% sentem-se capazes de aplicar o que aprenderam e 92% vão utilizar as estratégias de regulação de emoções que aprenderam.

O “Por ti” é financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul, e implementado pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra. Nos quatro anos, o programa vai envolver perto de 45 mil alunos.

O programa divide-se em duas fases. Ambas as fases arrancaram em setembro de 2022, sendo que a primeira se estende até 2026 e a segunda até 2025. O “Por ti” prevê o desenvolvimento de programas de intervenção para dois grupos distintos: um para adolescentes e outro para professores. No caso dos adolescentes, o foco vai estar na promoção de estratégias de regulação emocional com vista à promoção do bem-estar mental na adolescência, enquanto que para os professores, o objetivo vai passar pela promoção de estratégias adaptativas de regulação emocional na perspetiva desta profissão tão específica, na hora de enfrentar dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.

Ao longo destes quatro anos, está também a ser desenvolvida investigação científica, com vista a avaliar o efetivo aumento do bem-estar mental – esta avaliação do impacto e eficácia do programa integra um projeto plurianual que analisará as alterações mais relevantes ao nível da aquisição de competências de regulação de emoções e aumento do bem-estar emocional e da qualidade de vida.

Sobre a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra (UPC³)

A UPC³ é uma plataforma de serviços especializados da Universidade de Coimbra. Oferece à comunidade um conjunto de serviços de psicologia clínica, supervisão, formação especializada e consultoria, na área das intervenções cognitivo-comportamentais em clínica e saúde. O trabalho desenvolvido na UPC³ é realizado por docentes e investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC), em estreita articulação com a atividade de investigação do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC).