Investigação

Programa Gilead GÉNESE distingue projeto de investigação da Universidade de Coimbra

Candidataram-se à edição deste ano 72 projetos nacionais, 49 de investigação e 23 de intervenção comunitária.

21 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

Um projeto de investigação que pretende testar uma vacina intranasal contra a Covid-19, liderado por Olga Borges, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), acaba de ser distinguido pelo Programa Gilead GÉNESE, na categoria de investigação.

O prémio, no valor de 40 mil euros, foi atribuído ao projeto “Vacina Intranasal genética contra a COVID: estudos de imunização em murganhos”. O objetivo da equipa é testar uma vacina intranasal em ratinhos para evitar a infeção das vias respiratórias e a transmissão do vírus da Covid-19.

O Programa Gilead GÉNESE foi criado em 2013 e visa incentivar a investigação, a produção e a partilha de conhecimento científico a nível nacional, e viabilizar iniciativas que conduzam à implementação de boas práticas no acompanhamento dos doentes.

Candidataram-se à edição deste ano 72 projetos nacionais, 49 de investigação e 23 de intervenção comunitária, submetidos por diversas entidades da área da saúde, instituições académicas e da sociedade civil. Foram selecionados 6 projetos de investigação e 7 de intervenção comunitária.

Partilhe