Programa UT Austin Portugal com Concurso para Projetos Exploratórios

Com um financiamento máximo de 50 mil euros por projeto, o concurso contempla as seguintes áreas: computação avançada, energia limpa, nanotecnologias e tecnologias espaço-terra. 

15 janeiro, 2026≈ 3 mins de leitura

A Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito da parceria internacional com a Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos da América, tem a decorrer um concurso para apoiar projetos exploratórios com alto risco e elevado potencial de impacto.

O concurso de 2025 para Projetos de Investigação Exploratória, inserido no Programa UT Austin Portugal, pretende promover colaboração científica de longo prazo entre equipas de investigação de Portugal e a Universidade do Texas, em Austin.

As atividades conjuntas de investigação exploratória têm de ser realizadas na área da computação avançada, energia limpa, nanotecnologias e/ou tecnologias espaço-terra.

As candidaturas devem ser apresentadas em língua inglesa até às 17 horas do dia 10 de fevereiro. O concurso tem uma dotação total de 400 mil euros para atribuir a instituições portuguesas, sendo o financiamento máximo por projeto de 50 mil euros. Mais informações sobre o concurso e candidaturas podem ser encontradas aqui.

O programa UT Austin Portugal tem ainda atualmente candidaturas abertas na área da formação. A edição de 2026 do Startup2ScaleUp, programa de 12 meses que apoia quatro empresas tecnológicas portuguesas prontas para escalar no mercado dos EUA, começa em março e está agora a aceitar candidaturas. Já o curso Entrepreneurial Foundations – Cohort 2 aceita candidaturas até 16 de fevereiro. As ofertas de formação atuais e futuras do programa UT Austin Portugal podem ser consultadas aqui.

A decorrer há mais de uma década, o Programa UT Austin Portugal é uma parceria entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Texas em Austin.

Partilhe